O apreço pela leitura rendeu bons frutos à estudante Yasmin da Silva Nejo Cirino, de 15 anos e aluna do 9º Ano da Escola Estadual Pedro Ferreira Cintra, que foi uma das vencedoras do concurso EPTV na Escola com sua redação intitulada “A carta da gigante sumaúma”. Após diversas fases do concurso e mais de 14 mil participantes, Yasmin ficou em quinto lugar na seleção final da emissora, afiliada da Rede Globo na região de Campinas.

some text


A expectativa na cidade estava grande. Conforme noticiado pelo Tribuna de Itapira na última semana, três estudantes do município haviam chegado na semifinal do concurso: Helena Rotoli Bittencourt e Silva – do COC; Júlia Colferai de Mello – do SESI; Yasmin da Silva Nejo Cirino – do Pedro Ferreira Cintra. O objetivo do concurso pela emissora era estabelecer uma comunicação mais efetiva com a área da educação através da produção de redações pelos alunos das escolas da região. O tema selecionado para as redações foi “Somos a natureza. Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”.

O resultado final foi divulgado no dia 3 desse mês de outubro e, dentre as dez redações selecionadas, estava a da Yasmin. “Sempre gostei da área da redação. Desde que aprendi a escrever faço essa prática. Ser uma vencedora do concurso foi uma enorme emoção e alegria”, disse Yasmin.

Ela fez questão de ressaltar a presença e o incentivo de sua mãe, Adriele da Silva, durante o seu aprendizado. “Aprendi a ler muito rápido, era início do Pré, e os outros alunos não acompanhavam. Foi minha mãe que me ajudou e deu continuidade na minha evolução”, contou Yasmin, reforçando que tem preferência pelos livros de romance e com temáticas cristã, além da leitura em livro físico ao invés da opção digital.

Redação

A estudante explicou ao Tribuna que sua redação foi em formato de carta, com o objetivo de relacionar o ser humano com a natureza. “Minha redação foi em formato de uma carta, que mostra a visão dessa árvore que está no meio da Floresta Amazônica. Escrevi fazendo uma exortação para a humanidade. Quis trazer uma relação de pertencimento do ser humano na natureza dentro da carta, ao mesmo tempo que ela comparava de como era a natureza há anos atrás e como é hoje em dia”, detalhou.

Yasmin destacou também a importância do tema escolhido pela emissora de televisão. “Um tema de grande importância. Quis fazer a relação na minha redação pois as pessoas tem a visão da natureza como se fosse uma paisagem e, na verdade, tudo em nossa volta é natureza, estamos inseridos”.

A cerimônia de premiação está agendada para o dia 23 de novembro, em local ainda por definir. Além dos prêmios, os vencedores terão a oportunidade de produzir uma série de reportagens com base nos textos de suas redações junto à EPTV. “Estou ansiosa. Gostei muito de conhecer a emissora”, disse Yasmin contando também que tem o objetivo de se profissionalizar na área da escrita ou arte, além de escrever um livro.

Professora

Todo o corpo docente da Pedro Ferreira Cintra está vibrando pela conquista de Yasmin, principalmente, sua professora, a educadora Princia Salles Santos, que leciona para as turmas do 9º Ano e Ensino Médio. O Tribuna quis saber quais os pontos principais para uma redação ser bem avaliada, tendo em vista o preparo dos estudantes para o vestibular.

“Sempre destaco que a primeira coisa para a pessoa saber fazer um boa redação é ter o abito da leitura. Tem que ler bastante. Como é o caso da Yasmin que tem o costume da leitura desde pequena. É através da leitura que se consegue desenvolver uma boa escrita”, disse Princia.

Questionada sobre a tendência de leitura em meios digitais, a professora disse que “ambas são válidas, mas o livro físico é essencial, pois no celular é muito mais fácil de se criar distrações”. “Acredito também que a educação começa em casa, então temos de dar os parabéns para a mãe da Yasmin”, concluiu a educadora.

Corpo docente do Pedro Ferreira comemorou o resultado da aluna do 9º ano – Foto Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.