A direção da Escola Estadual “Benedito Flores de Azevedo”, festejou recentemente, a inclusão de duas de suas alunas como finalistas em um concurso Intervias, do grupo Arteris, que consiste no desafio de que alunos da rede pública das 19 cidades atendidas pela concessionária desenhem os cartões de Natal que a empresa distribui ao final de cada ano, em suas praças de pedágio.

some text


Esta foi a 22ª edição do concurso, que mobilizou 544 alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, além de alunos das chamadas “classes especiais”, matriculadas em instituições como a APAE. No total o concurso mobilizou 98 escolas, 57 delas envolvidas com o Projeto Escola (de educação no trânsito) e outras 41 no programa Viva Meio Ambiente (de educação ambiental).

A diretora Patrícia Helena de Toledo Adorno contou para o TRIBUNA DE ITAPIRA que desde 2017 a escola – que integra o Programa de Ensino Integral (PEI) do governo estadual – classifica pelo menos um aluno na finalíssima do concurso de cartões. Antes de se tornar diretora, Patrícia lecionou Arte na própria “Benedito Flores’. Informou que a partir do momento em que assumiu a diretoria, mobilizou os diversos colaboradores para que a escola fizesse bonito não somente no concurso da Intervias, mas em todos aqueles com perfil parecido, quando ocorre dos alunos fazerem sua inscrição.

As duas alunas que tiveram seus desenhos selecionados foram Isabelly Victória Sobral Duarte, de 15 anos, matriculada no 9º ano do ensino fundamental, e Maria Eduarda de Oliveira da Silva, de 17 anos e matriculada no 3º ano do ensino médio. É a segunda vez consecutiva que Isabelly tem um trabalho seu selecionado no concurso. Na outra oportunidade, em 2022, ganhou um notebook e a escola, uma caixa de som.

O TRIBUNA contatou a assessoria de comunicação da Intervias e foi informado que a equipe da organização do concurso ainda vai agendar o dia da entrega do equipamento (notebook) para as duas alunas e caixa de som portátil para a escola.

Na terça-feira,14, Isabelly conversou com a reportagem do TRIBUNA, acompanhada da diretora Patrícia, da vice-diretora Maria Lucilla Trani Cicotti e da coordenadora pedagógica Roberta Cristiane Pelegrino. Maria Eduarda precisou se ausentar devido a um mal estar ocasionado pelo forte calor que fazia naquela oportunidade. Isabelly, entre outras colocações, revelou possuir um dom nato para desenhar, mas segredou que não pretende se especializar neste tipo de atividade. “Gosto de desenhar apenas como um hobby”, comentou.

Roberta Pelegrino disse que a escola incentiva a participação de todos seus alunos, que recebem material didático relacionado aos programas que inspiram a temática destes cartões, abordados em sala de aula ao longo do ano letivo. Neste ano os temas apresentados foram “Pedras no Caminho” (tema do Projeto Escola) e Resíduos (projeto Viva Meio Ambiente), sendo este último aquele que inspirou os trabalhos de Isabelly e também de Maria Eduarda.

A diretora Patrícia e a coordenadora pedagógica Roberta acrescentaram ainda que a visibilidade conquistada pelas duas alunas, serve de estímulo para os demais estudantes. “Muitos alunos acabam despertando um interesse maior em participar do concurso a partir do resultado positivo conquistado pelos colegas”, completou.

Corpo docente da escola festejou a conquista – Paulo Bellini/Tribuna

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.