O Departamento de Trânsito de Itapira, assim como as corporações de segurança da cidade, ganharam um reforço para a fiscalização e remoção de veículos em estado irregular e que estejam em circulação no perímetro urbano.
Conforme apuração do Tribuna de Itapira junto ao Diretor do Departamento de Trânsito, Luís Gustavo Pereira, um convênio foi celebrado entre o setor da municipalidade e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) que diz respeito à questão do guinchamento de veículos no município.
A principal mudança está relacionada ao tempo resposta em ações, por exemplo, que envolvam a Polícia Militar. No caso de um comando para fiscalização realizado pela PM, sendo encontrado um veículo que de alguma forma esteja irregular, com o mesmo precisando ser guinchado, as autoridades poderão fazer a remoção rapidamente por meios locais, com o veículo sendo levado para um pátio localizado na Rua Hermes Osório de Oliveira. Tanto o guincho como o pátio são contratações terceirizadas.
Antes de ser firmado o convênio com o Detran, a PM teria de esperar um guincho vir da cidade de Cosmópolis, para então o veículo ser levado para aquela cidade. Essa melhoria também atende a Guarda Civil Municipal e o próprio Departamento de Trânsito que, durante fiscalizações de trânsito também podem se necessário acionar o setor para a remoção do veículo até o pátio local.
No caso do proprietário do veículo removido, o mesmo terá de entrar em contato com o Departamento de Trânsito (caso a remoção seja feita pelos agentes do setor ou pela GCM) ou com o Detran (caso da ação ter sido realizada pela PM) para liberação do mesmo. Além de pagar as taxas que estejam em atraso, como por exemplo o IPVA, o responsável também irá arcar com o pagamento da taxa de guincho e das diárias que o veículo ficou no pátio da cidade. No caso dos proprietários, uma facilidade com a novidade é que não será necessário se deslocar até outra cidade para liberar o veículo.
“A novidade foi muito positiva, haverá uma maior agilidade no serviço. Antes, a Polícia Militar às vezes tinha que esperar três horas para fazer a remoção do veículo com o guincho vindo de outra cidade. Vai facilitar o trabalho e também colaborar para que seja aprimorada a fiscalização do trânsito pelas autoridades devido às facilidades”, comentou Pereira.
Deixe seu comentário