A abordagem do Tribuna de Itapira em relação ao estado de uma galeria de águas fluviais localizada na SP-147, em trecho urbano do município, repercutiu entre autoridades do Estado de São Paulo.

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Após a publicação da matéria no meio impresso e digital no sábado dia, 13, o Tribuna foi informado de que uma equipe do DER-SP – Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo, estaria em deslocamento para Itapira na manhã do mesmo dia.

A reportagem então se dirigiu até o Km 40 da rodovia, local onde se faz presente a entrada do Ribeirão da Penha em área urbana de Itapira e a referida galeria, que apresenta estado de deterioração conforme comprovado e retratado na notícia veiculada no Tribuna após denúncia de moradores da região do José Tonolli e Jardim Guarujá (relembre o caso clicando aqui)

Entre os presentes estavam o Superintendente do DER, Sergio Codelo, juntamente com o Diretor Regional de Campinas, Cleiton Luiz. Foi deixado claro para a reportagem de que o local vinha sendo monitorado há um bom tempo e que medidas estariam sendo tomadas. No mesmo trecho, em paralelo à faixa de rodagem, no dia 28 de dezembro de 2022, um deslizamento de terra ocorreu após fortes chuvas, e parte do trecho da rodovia foi interditado.

Toda essa movimentação no sábado pela manhã ocorreu após intervenção do Deputado Estadual Barros Munhoz (PSDB) junto ao DER, que já havia se mostrado bastante preocupado com a situação da galeria durante a denúncia inicial do Tribuna.

“Mantenho esse contato próximo com o DER e disse que esses reparos deveriam ter urgência máxima. Além dos grandes prejuízos caso houvesse um desmoronamento, o trecho é uma importante ligação com o Circuito das Águas Paulistas. Fico extremamente satisfeito de que essa minha participação tenha sido efetiva e mantenho o meu compromisso de lutar para que a obra seja realizada o mais rápido possível”, comentou o Deputado.

Obras

O DER então confirmou oficialmente ao Tribuna de que um projeto já estaria sendo produzido, após estudos realizados em toda a área. A previsão dada foi de que em fevereiro o mesmo estaria sendo concluído, para então ter início um processo de licitação para contratação de uma empresa que não só iria realizar obras na galeria por onde passam as águas do Ribeirão, como também no local onde houve o desbarrancamento.

“O DER informa que está finalizado a elaboração dos estudos geotécnicos, de solo e hidrologia e o projeto para a reconstrução do talude, recuperação e restauração da galeria, tipo oval existente e reabilitação de faixa da pista e acostamento. As obras serão tratadas em regime de urgência a fim de restabelecer a segurança e integridade da rodovia”, descreveu a nota do DER enviada ao Tribuna.

Projeto

O Tribuna de Itapira se manteve presente no local durante um bom período do dia e teve a oportunidade de conversar com um dos profissionais que atuam na empresa que está sendo a responsável por elaborar o projeto para a reforma das estruturas.

Conforme confidenciado, o DER teria pedido urgência máxima na elaboração do projeto para dar andamento nas obras do local. Foi confirmado à reportagem que o primeiro anel da galeria teria se deslocado, por isso a fenda bem aparente que foi registrada em fotografia e divulgada na reportagem do dia 13. Porém, foi dito também que não existe risco de desmoronamento da rodovia. Os colaboradores estavam entrando dentro do rio e também da galeria. Conforme apurado, estavam sendo realizados estudos topográficos e geotécnicos de toda a área pelos profissionais da empresa sediada na capital paulista.

Equipe do DER se deslocou para vistoria do local – Foto Tribuna de Itapira
Superintendente (à direita) e Diretor (à esquerda) do DER estiveram presentes
Equipes realizaram estudos no local – Foto Tribuna
Profissional (no canto esquerdo) observa deslocamento do primeiro anel do túnel – Foto Tribuna

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