O governador Tarcísio de Freitas autorizou a liberação de recursos estimados em torno de R$ 9 milhões para a construção de um novo anexo na Escola Técnica (ETEC) “João Maria Stevanatto, atendendo a um pedido direcionado pelo deputado Barros Munhoz. O parlamentar divulgou em suas redes sociais que a liberação ocorreu após a apresentação do projeto executivo da obra.
Camila Matiello, diretora da ETEC de Itapira, informou que a direção da Fundação Paula Souza – órgão gestor do sistema FATECS/ETECS – já está elaborando o edital de concorrência para que a obra seja realizada. A intervenção, segundo ela, vai resultar na construção de um prédio de três pavimentos e área total em torno de 1.400 m² de área construída, para onde serão direcionados novos cursos na área de mecânica, além de permitir uma melhor distribuição dos cursos já oferecidos pela unidade. “Fundamentalmente, esses recursos permitirão a construção de anexo para abrigar cursos na área de mecânica para atender a demanda local”, comentou.
O novo prédio será edificado ao lado da quadra esportiva da Etec, em uma área que é atualmente gramada e fica em uma das extremidades do terreno. ele terá oito laboratórios, entre eles o de Metrologia, Automação e Eletroeletrônica, Ensaios Mecânicos e Metalográficos, Operatrizes, CNC e Soldagem. Além disso, sete salas de aulas e uma área administrativa.
Ensino Profissionalizante
Camila revelou ainda que a escola já mantém contato com diversas empresas que estão sendo convidadas a colaborar no processo de destinação de equipamentos de ponta que serão usados na criação de novos cursos voltado especificamente nesta área, uma aposta elevada do atual governo estadual no processo de profissionalização e qualificação do público mais jovem.
Atualmente a ETEC de Itapira tem cerca de 600 alunos, atraídos por uma ampla variedade de cursos: Administração, Logística, Qualidade, Biotecnologia, Química, Enfermagem e Farmácia (todos no período noturno); Ensino médio com RH noturno (novidade); Ensino Médio com Ciências Humanas e Sociais, Ensino Médio integrado com Desenvolvimento de Sistemas, e Ensino Médio integrado com Química (manhã).
Deixe seu comentário