Uma situação que vem cada vez mais ficando evidente em Itapira é a dificuldade de se contratar médicos de forma direta da municipalidade devido a defasagem salarial, algo que se não for corrigido, poderá trazer prejuízos à prestação de serviços de saúde para a população e também déficit no fundo de aposentadorias e pensões a longo prazo.
No último dia 24 foi realizado a aplicação das provas de um novo concurso público da prefeitura, envolvendo 50 cargos e quase 100 vagas. O certame recebeu 2.266 inscrições e, conforme publicação no Diário Oficial, que constava o gabarito das provas, não houve candidatos inscritos para os cargos de Cirurgião Vascular, Endocrinologista, Nefrologista, Neurologista, Oftalmologista, Radiologista e Urologista. Além disso, os únicos cargos que receberam inscrições, sendo de Ginecologista e Neurocirurgião, os candidatos não compareceram para fazer a prova.
De acordo com o Secretário de Saúde, Vladen Vieira, a questão salarial acaba sendo o problema. “Os salários estão congelados há muito tempo. Quem está no teto atualmente são os médicos que já atuam há vários anos. Não temos a entrada de novos médicos pois eles conseguem ganhar muito mais atendendo pelo particular. Então não se encontra profissional disponível no mercado”, disse.
A situação em que Vieira se refere é com relação ao fato do salário do Prefeito ser considerado o teto remuneratório nas repartições públicas, ou seja, ninguém pode ter uma remuneração maior que o chefe do Executivo – R$ 17 mil em valores brutos. Cabe ressaltar que essa é uma situação legal prevista na Constituição Federal. A última vez que houve um reajuste salarial foi há 12 anos, o que criou a defasagem.
O Tribuna quis saber com o Secretário de Saúde até que ponto essa situação está afetando o setor em Itapira. Segundo Vieira, no momento o impacto não está sendo muito alto.
“Hoje não impacta muito. Nós temos uma válvula de escape legal que é contratar os médicos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde 8 de Abril. Por lei nós temos que colocar as vagas disponíveis no concurso público. Se não existe o interesse, recorremos então ao consórcio”.
Apesar de preencherem as vagas, esses profissionais não contribuem com o Fundo de Pensões do município, não sendo realizada a reposição necessária para que se tenha um órgão saudável e com condições de efetuar os pagamentos das aposentadorias dos servidores.
Concurso
As provas práticas do concurso público, para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Braçal, Eletricista-Encanador Oficial, Operador de Roçadeira Costal, Salva-Vidas, Serralheiro, Técnico de Manutenção Hospitalar e Tratorista estão agendadas para o dia 27 e/ou 28 de abril. O edital completo pode ser consultado no site https://itapira.sp.gov.br/concursos ou no site do Instituto Mais.
Deixe seu comentário