As reclamações a respeito da falta da coleta de lixo em bairros do município estão cada vez mais crescentes. O problema vem ocorrendo já há algumas semanas e incomodando moradores de diversos bairros, como relataram ao Tribuna na segunda, 8, um do Braz Cavenaghi e outro morador do Jardim Esmeralda.
De acordo com os relatos, o atraso na coleta já vem ocorrendo há algum tempo, sendo que na semana passada a coleta foi realizada na quarta-feira e depois disso os caminhões da Cleanmax – empresa que atualmente está responsável pelo serviço no município retornou apenas na segunda-feira, sendo que o normal é realizar a coleta três vezes na semana (segunda, quarta e sexta).
Postagens nas redes sociais também dão conta de atrasos em bairros como Prados, São Vicente e Ponte Nova. Segundo as reclamações, os dias de coleta teriam sido reduzidos, por isso que os lixos estariam se acumulando nos locais, já que os moradores colocam os lixos para fora mas os mesmos não são recolhidos nas datas pré-estabelecidas.
Fato é que novas empresas já foram contratadas para assumir os serviços da coleta de resíduos e varrição de rua aqui na cidade. O contrato com a Cleanmax está vigente atualmente como emergencial. A empresa ESN Prestação de Serviços Guararapes Ltda. foi a vencedora da licitação do chamado “lote 1” e irá assumir a coleta de lixo pelo valor de R$ 3,13 milhões. Já a empresa Terra Plana Locação e Serviço Ltda. assumirá a varrição de rua, ao sair vencedora do “lote 2”, pelo valor de R$ 2,16 milhões. Ambos os contratos possuem validade de 12 meses.
Porém, devido aos processos burocráticos, após a assinatura do contrato e ordem de serviço, há um tempo de até 20 dias para que as novas empresas entrem em operação – prazo que deve terminar até o final desta primeira quinzena de abril. Até lá, os atuais serviços da Cleanmax vão deixando a desejar.
OUTRO LADO
O Tribuna entrou em contato com a Prefeitura para apurar a situação da coleta de lixo. Questionada sobre os atrasos, conforme nota enviada pela assessoria de comunicação, a administração disse que tem notificado a empresa sobre as falhas, porém, a Cleanmax alega que estaria sofrendo com licenças médicas de funcionários e, por isso, os atrasos estariam ocorrendo. Após o contato da reportagem, que informou a respeito das reclamações que foram recebidas, a Prefeitura ainda informou que notificou novamente a empresa na segunda, 8.
Deixe seu comentário