Cerca de 30 dias após os atrasos na coleta de lixo se iniciarem em Itapira – as primeiras situações ocorreram no final da primeira quinzena de março, gerando inúmeras reclamações de moradores em todas as regiões do município, o Prefeito Toninho Bellini decidiu se reunir com sua equipe técnica na manhã desta terça-feira, 9, com o objetivo de buscar uma solução para a situação.
Até este momento, a Cleanmax vinha sendo a responsável pelos trabalhos mediante um contrato emergencial que foi firmado mas, conforme relatos de populares, os dias das coletas vinham sendo suprimidos, gerando um acúmulo cada vez maior de lixo nos bairros. Até então, conforme reportagem recente do Tribuna, a prefeitura disse que estaria “notificando” a empresa sobre a situação.
Fato é que uma nova empresa já está contratada – pelo valor de R$ 3,13 milhões, porém, somente não assumiu os trabalhos devido a processos burocráticos da contratação – início estava previsto para o final desta primeira quinzena de abril. Mas foi com ela mesmo, a ESN Prestação de Serviços Guarapes Ltda, que o chefe do Executivo buscou uma solução para o problema do lixo.
Conforme nota de esclarecimento da Prefeitura, “foi definida a antecipação do início das atividades” pela ESN para esta quarta-feira, 10. Conforme foi informado pela administração, a empresa “iniciará as atividades em Itapira com dois caminhões e duas equipes de trabalho. Na quinta-feira, 11, ampliará para quatro equipes”.
Assim, ainda conforme as explicações da administração, o contrato com a Cleanmax foi rompido e a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos estará nos próximos dias conduzindo “os trâmites burocráticos levando em consideração as falhas na prestação do serviço dos últimos dias, bem como todas as notificações que foram feitas”.
CONDESU
A nota emitida pela administração também informou que o Condesu (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável) – o qual a entrada de Itapira foi aprovada em dezembro do ano passado, estará sendo acionado para dar, de certa forma, um suporte para esse início dos trabalhos da ESN, já que a situação chegou a um nível crítico.
A Prefeitura irá viabilizar junto ao CONDESU mais duas equipes que deverão atuar nesta quarta-feira, 10, junto com a nova empresa buscando normalizar a coleta de lixo em todas as regiões do município. Os valores que serão utilizados nessa primeira contratação efetiva de um serviço a partir do consórcio já havia sido reservada pela Prefeitura após a aprovação de uma abertura de crédito especial pela Câmara Municipal em fevereiro deste ano.
Deixe seu comentário