A Câmara Municipal votou e aprovou durante sessão extraordinária realizada na manhã dessa segunda-feira, 29, o projeto de lei que aumenta os salários dos vereadores dos atuais R$ 5.264,05 para R$ 9.890,00 – um reajuste de 88% que será válido a partir de janeiro de 2025.
A matéria, elaborada pela Comissão de Finanças e Orçamento, Educação, Cultura, Saúde, Promoção Social, Esporte e Lazer deu entrada no Legislativo durante sessão do dia 18, recebeu pedido de vistas na sessão do dia 25 e precisou de uma sessão extraordinária para ser votada já que a pauta possui data limite para aprovação (30 de abril) devido a 2024 ser ano eleitoral.
A aprovação do reajuste salarial se deu em duas votações e em ambas o resultado foi o mesmo: a favor votaram os vereadores André Siqueira (MDB), Beth Manoel (MDB), Fábio Galvão (PSD), Luan Rostirolla (PSD) e Maísa Fernandes (PSD); votou contra o vereador Leandro Sartori (PSOL); os vereadores Carlos Briza (PP), Carlinhos Sartori (PSDB) e César Silva (PSD) não estiveram presentes na sessão.
O final da sessão foi marcado por debate entre os vereadores e a população presente, que vinha se manifestando contrária ao alto reajuste proposto pelo projeto (elaborado por vereadores situacionistas). Uma das categorias presentes e que mais se manifestou foi a da enfermagem, que questionou o longo tempo em que é solicitado a adesão do piso salarial da categoria em comparação com a rápida aprovação do reajuste dos vereadores.
Deixe seu comentário