(Atualizado em 3 de maio) – Itapira está mais uma vez enfrentando problemas na coleta de lixo. Nessa quinta-feira, 2, a SIEMACO (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes) paralisou os trabalhos no município devido a uma série de irregularidades envolvendo a ESN, empresa contratada recentemente pela Prefeitura para assumir os trabalhos após a saída da CleanMax. O Tribuna de Itapira esteve presente na atual sede da ESN local, localizada na Avenida dos Italianos, e apurou a situação.

some text


De acordo com a SIEMACO, a empresa foi notificada no dia 24 de abril, com um prazo de 72 horas para se manifestar sobre as irregularidades. No entanto, até a data da paralisação, nenhuma resposta foi recebida, nem da empresa nem da prefeitura. Diante dessa falta de posicionamento, o sindicato decidiu interromper as atividades e mobilizar os trabalhadores para exigir soluções imediatas.

Conforme apurado pelo Tribuna com Ana Laura Garros, Coordenadora Regional do Sindicato – que possui sede em Americana e atende mais de 30 cidades, dos 20 colaboradores contratados, apenas 13 estão registrados, porém, sem nenhum dos trabalhadores terem assinado o contrato de serviço, com os mesmos não tendo conhecimento de remuneração e horário de trabalho, por exemplo.

Ainda foi informado que os caminhões usados pela ESN apresentam problemas como a ausência de botões de emergência e sistemas de comunicação entre coletores e motoristas, pneus irregulares e riscos à segurança dos trabalhadores e da comunidade em geral devido ao lançamento de chorume nas vias públicas.

“A empresa deverá regularizar os contratos e também realizar as adequações dos caminhões para que os trabalhos retornem. Para a manutenção dos veículos é necessário que os mesmos estejam limpos, algo que, pelo que verificamos, não vem sendo feito. Estaremos aqui novamente amanhã (sexta-feira, 3) para ver se os trabalhos poderão ser liberados. Não gostamos de fazer paralização, mas não depende de nós, são questões legais e tivemos de agir em vista que nem a empresa e nem a prefeitura responderam”, disse Ana Clara Garros.

Itapira recentemente ficou praticamente sem a coleta de lixo, momento em que a CleanMax era a responsável pelos serviços no município. O problema teve início no final de fevereiro e só foi resolvido pela Prefeitura no começo de abril, antecipando o contrato com a ESN e contratando via consórcio equipes de apoio.

O Tribuna enviou questionamento para a Prefeitura sobre essa situação da ESN e paralização da coleta de lixo, assim como a falta de resposta da administração. Resposta encaminhada disse que “A empresa está com dois caminhões operando. Infelizmente houve um atraso na coleta de hoje (2), mas a partir de amanhã (3)”. Representante da ESN estava presente no local junto com o sindicato e estava se mobilizando para que serviço fosse retomado.

Fotos Paulo Bellini/Tribuna

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.