Segundo a coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo, os ensaios meteorológicos disponíveis até o presente momento sinalizam com um período antecipado de estiagem, exigindo segundo o órgão, um trabalho preventivo envolvendo a Defesa Civil de todas as cidades paulistas.
“A capacitação deste ano vai oferecer instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação estratégica, incêndios florestais e danos à fauna e saúde pública no período de estiagem. Em abril deste ano, já foram capacitados 1193 agentes de 277 municípios paulistas”, informou a assessoria de comunicação da Defesa Civil – SP.
Os agentes de Itapira já passaram por esse período de capacitação, conforme revelou Ronaldo Ramos Silva, coordenador local da Defesa Civil. Conforme descreveu, no início do mês passado, a capacitação foi realizada presencialmente no município de Pinhalzinho e consistiu em palestras referentes ao período de estiagem, bem como atividades em campo visando especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para ocorrências típicas a esse período. Além disso, houve treinamento referente a ações preventivas e respostas a situações de emergência e treinamento prático com técnicas de combate direto.
Os números mais recentes do SAAE em relação ao índice de pluviosidade do município reforçam a preocupação tanto da Defesa Civil, como da unidade local do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, cujo comando também está atento ao aumento do número de casos de queimadas em vegetação e é responsável pela estratégia de combate na cidade.
Choveu em abril, apenas 23,3 milímetros (mm) na cidade, menos de três vezes a média do período, que é de 76,1 mm. Para efeito de comparação, em abril do ano passado o total aferido pelo SAAE foi de 137,8 mm. De acordo com a previsão dos diversos institutos de meteorologia, dentro de uma situação de normalidade, as chuvas devem voltar com maior intensidade a partir de setembro.
El Niño
Ronaldo Silva informou que já estava atento à possibilidade de uma estiagem antecipada neste ano devido à presença do fenômeno El Ninõ com intensidade muito alta. “Teremos temperaturas mais altas do que o normal em maio, consequentemente, a probabilidade em termos de uma estiagem maior levando a um número maior de ocorrências de queimadas, ela é real”, advertiu.
Leave a Reply