Desde sábado, 4, teve início uma movimentação na cidade em torno da necessidade de se recolher donativos para serem enviados às regiões afetadas pela maior catástrofe ambiental da recente história do país, que vem castigando uma parte expressiva da população do Rio Grande do Sul.
Embora, como apurou o TRIBUNA, existam ações pontuais por parte de algumas instituições religiosas e da sociedade civil, uma iniciativa nascida a partir do entendimento mantido entre a ex-presidente do “proscrito” Grupamento de Bombeiros Voluntários, Viviane dos Santos Lovatto, com outros colegas que manifestaram o mesmo propósito, já chegou à maioria dos supermercados da cidade.
“Visitamos quase todos os estabelecimentos, pedindo autorização para que um carrinho fosse colocado na entrada dos respectivos pontos de venda, para que aquela pessoa que se sinta tocada, colabore com alguma contribuição”, mencionou.
Além de Viviane, se engajaram nesta iniciativa, segundo informou, pessoas que representam grupos organizados, sensibilizados com a mesma causa. “Entendemos que ao somar esforços estaríamos tornando a campanha ainda mais forte”, indicou. Viviane Lovatto disse que estão sendo requisitados itens como alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal, como sabonetes, shampoo, creme dental, escova de dente, fraldas (idosos e crianças), absorvente higiênico.
“Diante da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, onde tantas pessoas perderam tudo o que tinham, senti uma forte vontade de agir. Não podia simplesmente ficar de braços cruzados diante do sofrimento deles. Foi então que tomei a iniciativa e conversei com a Flávia Menezello, o Cabo PM Claro e o Gabriel Correa, da ACEI, que toparam imediatamente entrar nessa causa comigo e criamos um grupo de amigos dedicados a ajudar aqueles que mais precisam. Reunimos nossos esforços e ideias para arrecadar doações e prestar assistências às pessoas afetadas pelo desastre. Desde o primeiro momento, fiquei impressionada com a generosidade e solidariedade demonstrada por todos que entraram nessa campanha com a gente, disse Viviane.
As lideranças do movimento, que incluem Voluntários do GBVI, Alpha Segurança do Trabalho, AC Segurança, Bombeiro Civil, Patriotas PL Itapira, Projeto Amigos do Bem e Cervejaria Mad Pilot estão mantendo contato permanente com a agência local do Correios, para combinar o envio dos donativos, já que a empresa deflagrou ontem (06) uma campanha da rede dos Correios em São Paulo e Paraná, junto com parte das unidades do Rio Grande do Sul, para facilitar o trabalho de logística do envio de donativos que chegam de todo o país.
Segundo Viviane, esse apoio dos Correios é fundamental para envio de outras espécies de artigos – também muito necessários – como roupas, calçados, cobertores, colchões e travesseiros.
Pontos de arrecadações
São os supermercados Geoli, Vila Izaura, Rofatto, Paraty, Frutas e Cia, Popular, Ponaci, Antoneli, Juritis, Penha Center, Bela Vista, Delalana e Cubatão.
Os itapirenses também podem entregar nas bases de apoio: Colégio Mundo Encantado, nas Academias Alphas Muay Thai e Sparta Team, na Ivone Alcântara Depiladora, na Agro São Lucas, na Car Mobile e Agro Júlio.
Doações
Os voluntários estão arrecadando: água; alimentos não perecíveis; produtos de higiene (escova de dentes, pasta dental, absorventes, fraldas, sabonetes); roupas de cama e banho; cobertores; ração para pets; colchões; roupas e sapatos.
Os recolhimentos das doações nos estabelecimentos serão feitos no período da tarde do sábados e despachados para o Rio Grande do Sul, toda segunda feira.
Apoio
Com o mesmo propósito de ajudar as vítimas das enchestes da região sul do país, a Associação Comercial e Empresarial de Itapira também tratou de reunir um ótimo reforço para a campanha, mobilizando a Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil, Tiro de Guerra e Zappellini.
Estão sendo aceitos doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas e ração de pets. As doações podem ser realizadas até o próximo dia 11 nos seguintes pontos: Fundo Social de Solidariedade de Itapira (R. Dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa, 240 – Santa Cruz); Defesa Civil de Itapira (Av. Comendador Virgolino de Oliveira, 400 – Jardim Ivete); Feira Noturna (Quarta e sexta no horário de funcionamento da feira); Tiro De Guerra De Itapira (R. Cel. Francisco Vieira, 123 – Cubatão); Rua. do Cubatão, 1891 (24 horas); Rua da Penha, 649 (Horário comercial); Av. Rio Branco, 203 (Horário comercial). O clube de Campo Santa Fé e a Sociedade Recreativa Itapirense também iniciaram uma campanha interna junto de seus associados e também está coletando recursos que serão enviados ao Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário