A coleta de lixo retornou de maneira mais efetiva e com todas as equipes na rua nessa quinta-feira, 9. A continuidade dos serviços foi possível após os trabalhadores, que foram contratados pela ESN (atual empresa responsável pelos serviços em Itapira), receberem os pagamentos atrasados da Cleanmax pela rescisão dos contratos.

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Toda essa situação teve início na quarta-feira, 8, e foi acompanhada de perto pelo Tribuna de Itapira, que relatou a posição dos trabalhadores durante a paralisação de que só retornariam se os pagamentos fossem efetuados.

A reportagem encontrou uma das equipes trabalhando nas ruas nesse retorno. De acordo com o relatado pelos colaboradores, o pagamento da Cleanmax veio, porém, os valores não estariam corretos, e o SIEMACO (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes) seria acionado para auxiliar no levantamento dos reais valores e cobrar a empresa.

Devido a nova paralização ocorrida com a coleta em Itapira, o lixo se acumulou em diversos bairros novamente. Com o retorno dos trabalhos, a expectativa é que tudo seja normalizado até essa sexta-feira, 10.

Prefeitura

Essa paralização espontânea dos trabalhadores teve início com a presença de todos na Prefeitura, momento em que o Vice-Prefeito Mário da Fonseca se pronunciou, reforçando que os pagamentos da administração para a Cleanmax estavam em dia. Em nota, a Prefeitura informou que “não possui nenhum pagamento pendente com a empresa Cleanmax Ambiental” e que a “última nota emitida pela empresa (n° 01393), referentes aos serviços prestados no mês de abril, foi no dia 2 de maio de 2024 e paga na última segunda-feira, 6 de maio”. A Prefeitura reforçou que “a falta de pagamento de pendências trabalhistas aos antigos funcionários não tem qualquer relação com débitos da Prefeitura”.

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