O Itapirense Eric Momesso, de 34 anos, está radicado em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, desde 2021, depois que se formou em medicina veterinária na Unifaj, em Jaguariúna. Ele se especializou em oftalmologia veterinária e atualmente realiza mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Até recentemente sua rotina consistia, além dos estudos, em dar expediente em uma clínica particular, rotina essa, conforme ele mesmo relatou para o TRIBUNA DE ITAPIRA por telefone durante a semana, “virou de ponta cabeça” após as cheias que atingem mais de 2/3 do Rio Grande do Sul e que afetou duramente a capital, Porto Alegre.
Eric reside no bairro Petrópolis, localizado em uma região que não foi atingida diretamente pela enchente, mas que experimenta a precariedade, por exemplo, da falta de água. Outro problema relatado por ele na quinta-feira passada diz respeito ao desabastecimento que já afeta a vida dos cidadãos da capital gaúcha. “Difícil encontrar água potável para comprar”, relata.
Eric conta ainda que quando possível, divide parte de seu tempo no atendimento feito a animais resgatados pelas equipes de apoio, cujas cenas divulgadas à exaustão pelas emissoras de TV causam enorme comoção. “Cada um ajuda da forma como pode”, observa.
Informou que perto de sua casa existe um local de acolhimento para desabrigados, que a exemplo de outros centros criados para essa finalidade, possui um espaço para os Pets. “Tornou-se uma cena comum os tutores permanecerem ao lado desses animais, muitos dos quais, foi a única coisa que restou para parte destas pessoas. Acabam sendo de grande importância para dar um suporte emocional para quem perdeu tudo”, pondera.
Doenças
O itapirense se emociona ao falar a respeito desse processo e afirma que o desafio maior é manter a integridade destes animais depois de resgatados, fazendo menção ao risco iminente do contágio pela água represada de doenças como a leptospirose, que pode afetar tantos os animais, como os seres humanos. “Estamos atentos também a esse tipo de situação, para intervir se for necessário”, colocou.
Eric informa ainda que tem mantido contato permanente com os parentes que deixou aqui em Itapira. Ele é filho do casal Flávio Dorival Momesso e de dona Ana Luiza. Tem três irmãos. “Evidentemente que estão todos preocupados, mas felizes por saber que estou bem”, finalizou.
Deixe seu comentário