Uma das principais ações realizadas em Itapira para recolher doações para o povo do Rio Grande do Sul teve como epicentro a rua Antônio Pelizzer, no bairro Parque Santa Bárbara. O casal Lorena e Ivan Grando, transformou sua residência em um quartel general para recolhimento de donativos desde o dia 6 de maio.
Empresário do setor de transporte de carga e natural do Rio Grande do Sul, assim como sua esposa Lorena, Ivan disse que decidiu no domingo, 5, iniciar um movimento de arrecadação, em princípio, de itens de primeira necessidade.
“Colocamos no grupo de WhatsApp do bairro e em questão de pouco tempo o que era para ser uma ação entre amigos, se transformou em um evento de solidariedade que atingiu toda a cidade e região”, contou.
As doações começaram a chegar em volumes assustadores, reunindo uma ampla variedade de produtos: roupas, calçados, cobertores, produtos de higiene e de limpeza, fraldas, alimentos e muita água mineral. O volume de água mineral foi tanto que obrigou os organizadores a despachar um caminhão de forma antecipada na manhã de terça-feira,7, e até a quinta-feira, 9, quatro carretas já tinham saído de Itapira rumo ao sul do país.
A reportagem do TRIBUNA visitou a residência dos Grando na manhã de quarta-feira, 8, e ouviu do empresário que a estratégia elaborada consistia em entregar tudo o que foi arrecadado em Guaporé (cidade localizada na Serra Gaúcha) onde tem familiares. “Tenho um irmão que também é transportador, que se incumbiu em fazer com que os donativos cheguem aos locais de distribuição afirmou.
Voluntários
Chamava ainda a atenção o grande número de voluntários (a grande maioria do sexo feminino) que se dedicava a tarefas diversas, como receber, separar, embalar e até etiquetar tudo o que foi entregue. O casal anfitrião estima que ao todo foram mobilizadas cerca de 60 pessoas. “O trabalho começava às 6h00 e se prolongava até meia noite. Um foi convidando o outro e de repente formou-se essa equipe maravilhosa”, agradeceu Ivan Grando.
Gisele Lins, uma das voluntárias, disse que no momento em que a reportagem visitava o local, que a doação de roupa se sobressaía e que as maiores necessidades giravam em torno de cestas básicas, material de primeiros socorros, fósforos, lanternas e velas.
O quarto caminhão foi despachado na tarde de quinta, conduzido pelo próprio empresário. Ivan segredou para o TRIBUNA que tentava ajuda para despachar mais caminhões, dado o total de produtos doados que ainda precisavam ser despachados.
Lowell
O empresário Paulo Andrade, diretor-executivo da Lowell Cosméticos, elaborou e colocou em prática ao longo da semana um plano de ajuda para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, mobilizando todo seu efetivo de colaboradores diretos e os parceiros da empresa.
Essencialmente, a Lowell cuidou do envio de produtos que possam ser de utilidade dos moradores atingidos como por exemplo, artigos de higiene pessoal. “Programamos o envio de um grande volume de produtos para cuidados pessoais como shampoo, condicionador e sabonete líquido, disponibilizando também os caminhões da nossa frota para fazer o transporte”, comentou.
SOS
Entre as diversas campanhas projetadas em Itapira para auxílio das vítimas das cheias no estado do Rio Grande do Sul, foi despachado na manhã dessa segunda-feira, 13, outra carreta lotada de mantimentos, roupa de frio e água mineral. A mobilização envolveu diversas entidades que representam a sociedade civil e órgãos públicos aqui da cidade. Diego Formenti, uma das lideranças do coletivo de discussão política “Patriotas’, informou que o caminhão que partiu foi cedido pela transportadora Zappellini.
Deixe seu comentário