Na tarde dessa terça-feira, 11, moradores das ruas Manoel Pereira e Francisquinha Ferreira Munhoz, na região central, foram surpreendidos por uma forte movimentação de equipes da Prefeitura indicando que iriam cortar as árvores da praça presente entre as vias e que faz fundo com a antiga Estação Fepasa.

some text


Toda a situação acabou gerando certo conflito dos servidores com os moradores, que se opuseram a situação e cobraram laudos técnicos dos motivos que estariam levando ao corte das árvores, sendo que algumas delas seriam inclusive centenárias.

O Tribuna esteve presente no local e ouviu os reclamantes que, devido ao desenrolar dos fatos, solicitaram anonimato. Segundo apurado, quando o caminhão de serviços e as equipes chegaram, ao serem questionados sobre o que seria feito, a primeira informação passada foi a de que todas as árvores seriam cortadas, fato que gerou revolta.

“Chegaram já dizendo que iam cortar tudo. O simples questionamento foi o do porquê tal atitude. Mas ao que pareceu, estavam todos perdidos, sem saber o que teriam que fazer. Entraram inclusive com o caminhão dentro da praça e quebraram diversas árvores menores. Como que iria cortar todas as árvores? Um absurdo”, disse um dos moradores.

Com a mobilização dos populares e alguns “bate bocas”, o ritmo desacelerou, até que chegaram as informações de que seriam realizadas apenas podas em algumas árvores. “Depois de muito questionamento e eles sem laudos na mão, querendo indicar que os errados seriam nós, os moradores de reclamar, chegaram informações mais precisas, de que seria apenas uma poda, porém, os próprios funcionários disseram, que se não tivesse sido nós, tudo teria vindo abaixo”, relatou outro morador que presenciou os fatos.

A situação verificada pelo Tribuna, e que está relatada nas fotos, é que nas árvores maiores apenas os galhos foram retirados. Um outra árvore, próximo da passarela de pedestres da estação, por sua vez, foi inteira cortada. O caminho central da Praça estava todo danificado, indicando que o caminhão realmente havia entrado dentro do local, assim como relatado pelos moradores.

Uma situação que a reportagem reparou – e que também foi a suspeita dos moradores, é que a intervenção nas árvores estava sendo feita devido às obras que vem sendo realizadas por uma empresa contratada pela Prefeitura para edificar a cobertura definitiva da feira livre na estação. Ao que aparentou, os galhos das árvores estariam atrapalhando as obras.

O Tribuna também entrou em contato com o responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, José Aparecido Perentel Rostirolla. Segundo Rostirolla, as podas das árvores estavam sendo feitas devido aos galhos estarem podres, sendo uma intervenção para melhorar a segurança. Uma das árvores estaria condenada. Em relação aos conflitos entre servidores e moradores, o secretário disse que foi apenas um mal entendido no começo dos trabalhos. Ele ainda informou que a praça como um todo será revitalizada.

Fotos Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.