O dia 18 de julho foi gratificante para diretores, colaboradores, simpatizantes e aprendizes que gravitam em torno do Jovem em Ação, instituição que completou na referida ocasião, 30 anos de fundação atuando em favor do público jovem no preparo para a vida profissional e ingressar no mercado de trabalho.
O atual presidente, o empresário Luiz Alberto Lamari, disse que a data expressa o trabalho e a determinação de dezenas de pessoas que deram e ainda dão sua contribuição para que o público adolescente tenha oportunidade de aspirar uma melhor condição de vida a partir do ingresso no mercado de trabalho. “Trata-se da construção de um projeto vitorioso, realizado em diversas etapas e que tem mobilizado ao longo destes anos todos, dezenas de pessoas em favor de uma causa cada dia mais urgente”, estabeleceu.
Na quinta-feira, dia em que se comemorou os 30 anos de instituição da entidade – que nasceu com o nome de Patrulheiros Mirins – a atual diretoria reuniu em sua dede antigos e atuais colaboradores para um registro histórico, onde o atual pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, padre Tarlei Navarro procedeu uma bênção das instalações.
O TRIBUNA DE ITAPIRA ouviu alguns dos personagens importantes nesta trajetória de 30 anos da instituição. Pessoas como a pedagoga Eliana Assugeni Sobreiro Dias, em cuja presidência, no início dos anos 2000, a entidade ganhou a identidade atual, deixando a antiga denominação para se tornar “Jovem em Ação Conquistando seu Espaço”.
“Além dessa inovação, trabalhamos muito e conseguimos com que os jovens fossem registrados como aprendizes e isso me deixou muito feliz. Conservo essa minha passagem pela entidade com muito carinho, um aprendizado que me ensinou muito, que me fez pensar, pesquisar, buscar, implantar, monitorar e buscar sucesso e segurança para os jovens”, colocou Eliana.
Formação
Ao longo destes anos todos, a entidade contribuiu coma formação de milhares de jovens, a maioria dos quais, iniciou uma trajetória profissional valorizada até os dias de hoje. É o caso de Juliana Soares Campestrini, a primeira a ter registro em carteira. Passou por empresas importantes da cidade, como a Cargil e sempre procurou se aprimorar na área de química, sua vocação original. Atualmente é destacada colaboradora do Laboratório Cristália.
Outro caso emblemático é da psicóloga Beatriz de Oliveira P. Gomes, hoje com 26 anos e que desde o início de 2024, assumiu, após convite formulado pela diretoria, aquele que talvez seja o setor mais importante do ponto de vista de atuação da entidade: a coordenação pedagógica e o setor de recrutamento e seleção. Beatriz cumpriu quando adolescente os dois anos regulamentares de formação, atuando no Grêmio Recreativo da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha. Depois que deixou a entidade, ampliou seu currículo colaborando com outros estabelecimentos nos setores comercial e industrial.
“Trata-se de uma entidade com papel fundamental dentro das políticas sociais do nosso município, contribuindo decisivamente para a formação e encaminhamento de jovens que buscam o mercado de trabalho. Eu me orgulho muito em ter passado pela entidade e hoje poder contribuir de alguma forma com seu aprimoramento”, discorreu.
A psicóloga Eliseia Lamari, com larga experiência atuando junto ao Jovem em Ação, destaca a trajetória linear da instituição, que a despeito das inúmeras dificuldades, construiu uma reputação sólida, que a credencia a ter como parceiras as mais importantes empresas dos setores comercial, industrial e de prestação de serviço da cidade. “Somos imensamente gratos a todas estas empresas, porque sem elas, jamais teríamos chegado no atual estágio”, reverenciou.
Eliseia, quando instada em mencionar algum destes muitos desafios consolidados ao longo dos 30 anos de atuação, mencionou a obtenção da sede própria, na avenida Benedito Bataglini, 345, na Vila Boa Esperança. “Essa foi uma luta que mobilizou diversos setores da comunidade local”, recordou. A sede foi entregue de forma oficial no dia 18 de julho de 2018.
Diretoria atual:
Presidente: Luiz Alberto Lamari
Vice-Presidente: Pedro do Carmo de Oliveira
1º Secretário: Luís Gustavo Wells Thompson
2º Secretário: Thieres Stringuetti Lamari
1º Tesoureiro: João Luiz de Souza
2º Tesoureiro: Janete Aparecida Pereira
Diretora de Patrimônio: Thaiza Stringuetti Lamari
Conselho Fiscal: Altair Gregório, Pedro Pereira de Carvalho e Antônio Dantas de Santana.
Conselho (Suplência): Alisson Bueno Jacinto e Ana Lúcia Pereira da Silva Dorta
Primeira diretoria (empossada em 26/07/1994)
Presidente: Rosana Rogatto da Silva
Vice-Presidente: Dirce Baptista Zanquetta
1ª Secretária: Andreia Aparecida Costa
2ª Secretária: Rosana Aparecida da Silva Miqueline
1ª Tesoureira: Marcia de Moraes Cardoso
2ª Tesoureira: Maria Cecília Bellini
Diretor de Patrimônio: Nicodemos de Arimatheia Pereira
Conselho Fiscal: Gabriela Rechia Borges; Sandra Helena Lovatto Ferrari e Alitheia Rotolli de Mello.
Apoiadoras: Divanira Salles Rocha e Sandra Simionatto
Deixe seu comentário