Os serviços prestados pelo SAMU em Itapira, vinculados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde 8 de Abril, esteve operando até a segunda-feira, 5, com apenas uma viatura própria de Itapira. A informação foi apurada pelo Tribuna após uma manifestação de populares que, através das redes sociais, chamaram a atenção para o estado precário de conservação de um dos veículos.

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A reclamação se deu pelo fato de um dos pneus da viatura Bravo 02 furar no Hospital Municipal, durante a transferência de um paciente residente no distrito de Barão Ataliba Nogueira, no última final de semana. A situação, que chamou a atenção, fez com que fosse criticado pelos populares o estado dos pneus do veículo.

Essa viatura em questão, conforme levantamento da reportagem, é a reserva da cidade de Mogi Mirim e foi enviada ao município devido ao fato de duas unidades do SAMU de Itapira estarem paradas há meses com necessidades de manutenção. De acordo com o apurado, a viatura Alfa opera normalmente em Itapira, mas as outras duas estariam recolhidas em um pátio aguardando reparos.

A Bravo 02, que está “quebrando um galho”, não teria apenas problemas nos pneus, mas também em seu sistema de arrefecimento, fazendo com que o condutor tenha que, a cada uso, completar o reservatório de água para evitar que o motor superaqueça, conforme uma fonte consultada pela reportagem.

O Tribuna ainda apurou que a viatura de Mogi Mirim não está sendo arrumada justamente por pertencer a outro município e, em relação as duas próprias de Itapira paradas há algum tempo, a manutenção teria que ser feita nos motores e o custo seria elevado, o que estaria “enroscando” o concerto.

Movimentação

No final da tarde de ontem, após o Tribuna se movimentar e pedir posicionamento da Prefeitura – que paga pelos serviços terceirizados do SAMU, e do próprio Consócio, chegou a informação de que uma ambulância havia sido levada até a base da corporação. O veículo é do município e atende pelo Hospital Municipal.

O Tribuna aguardou um posicionamento das autoridades responsáveis. Para a Prefeitura, foi questionado se a mesma estaria cobrando do Consórcio a manutenção das duas viaturas paradas. De acordo com a resposta enviada via assessoria de comunicação, “a Secretaria de Saúde está sim cobrando o Consórcio para fazer as manutenções”. Também foi frisado que “é um serviço regional e também do Ministério da Saúde, que deve enviar novos veículos”.

O Consórcio retornou o contato da reportagem através de um e-mail do Coordenador Luís Machado. “A Base Descentralizada Itapira conta com 03 ambulâncias sendo: uma ambulância de Suporte Avançado de Vida, denominada Alfa 03 (Ano modelo 2018/2019); uma ambulância de Suporte Básico de Vida denominada Bravo 03 (Ano modelo 2017/2018) e uma ambulância Reserva, denominada Reserva Técnica 03 (Ano modelo 2010/2010). Como já citado, a ambulância Alfa 03 está em operação, em perfeito estado de funcionamento, já a ambulância de Suporte Básico de Vida denominada Bravo 03, o veículo apresentou defeito no motor de grande monta, sendo que o conserto está em processo licitatório, de acordo com a nova lei de licitações e contratos que entrou em vigor em janeiro de 2024. Quanto a ambulância Reserva Técnica 03, o veículo apresentou um problema de ignição de difícil detecção, permanecendo baixada para manutenção, sendo que foi liberada e estará em operação a partir de 06/08/2024. Quanto a ambulância Reserva Técnica 02 (Ano modelo 2010/2010) que é reserva técnica de Mogi Guaçu, o veículo está em operação em Itapira, mantendo o município com 02 ambulâncias em operação. Porém, em 01/08/2024 um objeto veio a furar um pneu da viatura, sendo este substituído pelo estepe, que em 03/08/2024 soltou a banda de rodagem durante um atendimento, vindo a murchar por completo na finalização do atendimento. Informo que os pneus estão em margem segura de rodagem. Quanto a frequência dos reparos, são realizadas as manutenções preventivas e corretivas quando necessário e reforço que devido ao tempo de uso da ambulâncias já terem ultrapassado 06 anos, as manutenções corretivas estão sendo mais frequentes devido ao uso severo em que os veículos são submetidos e por consequência mais onerosas. Em relação a renovação da frota, esta responsabilidade é do Ministério da Saúde e não das prefeituras, sendo o principal critério o tempo de uso de 05 anos, além da quilometragem do veículo. Como a frota de ambulância de Itapira se enquadra no critério para renovação, em 05/2023 foi enviado proposta de renovação ao Ministério da Saúde que foi aprovada, sendo que estamos aguardando a doação de duas novas ambulâncias para a Base Samu Itapira, que está para acontecer no segundo semestre de 2024. A renovação da frota já era para ter acontecido, porém, devido a uma ação contra processo de licitação das ambulâncias, ocorreu um atraso na aquisição dos veículos conforme matéria do governo acessível. Finalizando, reforço que estamos todos empenhados em manter a frota das ambulâncias do Samu nas melhores condições de funcionamento, procurando atender a demanda dos chamados de urgência e emergência a contento”, foi a resposta enviada.

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