Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, o REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha), foi divulgado no dia 2 de setembro e revelou que Itapira sofreu uma queda nos últimos anos de 1.390 posições em relação à eficiência entre todos os 5.276 municípios do Brasil (95% do total) analisados. O ranking foi estabelecido a partir do uso dos dados públicos mais recentes para a elaborar a pontuação.

some text


A metodologia do Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), conta com consultas a instituições renomadas como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Insper – instituição sem fins lucrativos e dedicada ao ensino e à pesquisa.

De acordo com o histórico do estudo, no ano de 2016, Itapira ocupava a 471ª posição no ranking de eficiência entre as cidades do país. Agora, em 2024, após praticamente quatro anos do governo de Toninho Bellini, Itapira caiu para a 1.861ª posição.

Saúde

O pior setor de Itapira nesse estudo de 2024 foi o da saúde. Segundo o levantamento do Datafolha e jornal Folha de São Paulo, dentre os 5.276 cidades do Brasil analisadas, Itapira está na 5.041ª posição, ou seja, entre os 235 piores municípios do país na assistência à saúde para a população classificada como “pouca eficiência”, abaixo da média nacional.

Segundo os dados do levantamento, a média nacional é um índice de 0,505, o qual Itapira está bem abaixo com aparecendo com 0,316. Apenas 39% dos domicílios estão cobertos pela atenção básica à saúde e a taxa de médicos para cada mil habitantes é de apenas 3,02.

A posição foi definida através da análise de dois quesitos: cobertura da população pela Estratégia de Saúde da Família e quantidade de médicos por mil habitantes.

Avaliações

No quesito educação, as análises dos dados mostraram que Itapira possui 53,04% das crianças entre 0 e 3 anos presentes em creches. O atendimento para crianças de 4 e 5 anos está totalmente completo. O município ocupa a 900ª posição no ranking.

Com relação a geração de Receita Municipal, Itapira está abaixo da média nacional – que é 0,141, com 0,134 pontos, ocupando a 2.094ª posição no país. Para esses dados, foram coletados junto ao Tesouro Nacional a receita per capita dos municípios.

Já em relação ao saneamento, sendo considerados o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água e esgoto e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo, Itapira está acima da média nacional (0,642) com pontuação 0,952 e 256ª posição no ranking.

Levantamentos

O Ranking de Eficiência dos Municípios 2024 – Folha quantifica o cumprimento de funções básicas do município, previstas em lei, segundo os recursos disponíveis. A lógica para o filtro das variáveis leva em conta a confiabilidade das fontes, o potencial de rastreabilidade (disponibilidade dos dados para os mais de 5.000 municípios), a possibilidade de comparação e a facilidade de compreensão dos resultados.

Após consultas com USP, FGV e Insper, além de pesquisas e testes, foram selecionadas, segundo essas diretrizes, oito variáveis, subdividas em quatro categorias — educação, saúde, saneamento e finanças. Em todas elas, considerou-se a taxa de cobertura de políticas claramente vinculadas às atribuições municipais.

O REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha) leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.