Um cruzamento que leva preocupação aos pedestres, motoristas e lojistas. Essa é a definição do encontro das ruas General Carneiro e Rui Barbosa, na região da Santa Cruz, especificamente na Praça Mogi Mirim. Basta permanecer no local por um minuto apenas e observar que os riscos são constantes por quem passa pelas vias.
Esse ponto crítico é de conhecimento do poder público local. Tanto é que em janeiro de 2023 – há 20 meses, foi confirmado a instalação de um semáforo no cruzamento. Além disso, na mesma data, outros dispositivos também foram confirmados pela Prefeitura em trechos com alto índice de acidentes e não foram instalados, como outro semáforo no cruzamento defronte à Igreja de Santo Antônio.
Esse longo tempo de espera para a instalação dos semáforos e os riscos constantes dos populares que passam pelo local foi questionado ao Tribuna por alguns comerciantes da Praça Mogi Mirim que vivenciam esse caos cotidianamente.
Patrick Souza Barroso disse que nenhuma medida vem sendo tomada. “A sinalização no cruzamento é muito ruim. Muitas infrações são cometidas. Confirmaram o semáforo já faz tempo, ele não foi instalado e também não se faz nada para amenizar a situação. Vemos pedestres passando apuros todos os dias”, disse.
Já Fabio Salgado Vernucci destacou a falta de prioridade no gasto do dinheiro público. “Você acha que se realmente quisessem instalar o semáforo já não teriam feito? Gastar mais de R$ 600 mil com dois shows no rodeio ai pode, agora um baixo investimento que traria segurança para todos não pode. A Prefeitura não se importa”.
Ronan Gabriel de Almeida tem muitos clientes idosos e diz que a situação prejudica até o comércio. “Essa é uma situação antiga, há muito tempo que pedimos. São acidentes e atropelamentos que se acumulam, estamos aqui e vemos todos os dias. Tenho muitos idosos que são meus clientes e tem dificuldade em chegar na loja”.
Lucas Henrique Monfinati a quantidade de veículos que passam pelo cruzamento diariamente. “Já fizeram um levantamento aqui, é na casa dos milhares de veículos que passam por dia. A gente mesmo não consegue atravessar a rua. Já aprovaram o semáforo só que ele não chega nunca”.
Prazo
Em contato com a Prefeitura, a reportagem questionou quando que seriam instalados os semáforos. Via assessoria de comunicação, foi respondido que a “instalação dos dois semáforos (um na Rua da Penha na altura do n° 18 e outro na Rua General Carneiro na altura do n° 33) estão previstos na 3ª etapa de execução de melhorias do convênio do município com o Detran-SP. A previsão dada pelo Detran para instalação desses dois dispositivos é em 2025”.
Deixe seu comentário