Itapira está entre as cidades que conseguiram classificar alunos da rede estadual para frequentarem a partir do início de 2025 um programa de intercâmbio patrocinado pela secretaria de Estado da Educação, que pretende enviar um total de 500 estudantes da rede para cursar o ensino médio no Canadá com tudo pago.
O programa, cujo nome oficial é “Prontos pro Mundo”, contém um forte componente de ‘meritocracia’ ao selecionar estudantes com bom desempenho em sala de aula e interesse de participar da iniciativa que oferece preliminarmente aulas de inglês e cuja novidade é uma parceria com uma rede de escolas de ensino.
A pontuação que definiu os alunos selecionados em toda a rede estadual leva em conta bom desempenho no aproveitamento das aulas de inglês, associado às notas obtidas no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), aplicado anualmente para avaliar a educação do estado.
As duas escolas da cidade que conseguiram emplacar um aluno e uma aluna de seus quadros foram a EE “Antonio Caio” e a EE “Benedito Flores de Azevedo”, com Arthur Rodrigues de Oliveira e Isabelly Vitória Sobral Duarte.
Ambos os estudantes têm 16 anos e estão matriculados no primeiro ano do ensino médio. O TRIBUNA contatou as duas escolas e o sentimento comum é o de que os alunos e seus familiares estão bastante motivados com a oportunidade. “Trata-se de um aluno exemplar, bastante esforçado. Sua indicação deixou toda nossa comunidade escolar muito feliz”, disse Monise Miquilini Labigalini, coordenadora de Ensino Médio da ‘Antônio Caio’;
Festa
“Fizemos a maior festa para a Isabelly e para seus familiares. Foi emocionante”, contou a vice-diretora da “Benedito Flores”, Maria Lucila Trani Cicotti, referindo-se a uma cerimônia realizada cerca de duas semanas atrás na escola. Ela delegou ao professor de Inglês Henrique Manfredo os méritos pelo bom trabalho em sala de aula, preponderante segundo Lucila, para que alunos como Isabelly possam se destacar. “Ela é o tipo da aluna nota 10. Participa de tudo, sempre com muito destaque”, elogiou.
Ainda conforme apurou o TRIBUNA, em ambos os casos, os alunos selecionados estudam com seus familiares, em uma listagem que relaciona diversas cidades canadenses que participaram desse programa, qual o local onde irão passar os 03 primeiros meses de 2025. “Essa é uma decisão importante, por isso tem que ser bem refletida”, completou Monise.
Deixe seu comentário