Diferente de outras cidades da nossa região, Itapira nem montagem de estrutura, nem programação cultural e tão pouco enfeites nas ruas da cidade existe. Exceção a algumas árvores no Parque Juca Mulato, Praça Bernardino de Campos e na entrada principal da cidade que receberam iluminação, até a manhã desta terça-feira, 3, não foi observada nenhuma iniciativa de forma mais atrativa e robusta para a decoração natalina na região central, às vésperas da principal promoção encampada pela Associação Comercial e Empresarial (ACEI) para marcar o início do período onde as lojas podem funcionar até às 22h00 e a chegada do Papai Noel.
O TRIBUNA DE ITAPIRA apurou que a ACEI tem mantido contato frequente com o alto escalão da atual administração municipal cobrando uma postura mais assertiva da municipalidade para que a chegada do Papai Noel não ocorra, como já aconteceu no ano passado, “no escuro”, já que a instalação da decoração natalina teve sua conclusão por volta do dia 12 de dezembro naquela época.
Carlos Moysés, presidente da ACEI, segredou que tem conversado diariamente com autoridades do município responsáveis pela decoração e pela agenda cultural, a qual, via de regra, é executada na região central. “Recebi garantias de que aquilo que havia sido combinado será cumprido até o final dessa semana”, comentou.
Segundo ele, a promessa envolve a decoração na rua José Bonifácio e também nas ruas transversais, a construção da casinha do Papai Noel e a montagem de um palco para que sejam levadas atrações na parte baixa da rua José Bonifácio. Cabe ressaltar que o Parque Juca Mulato e Praça Bernardino de Campo também são um dos locais onde mais se instalam ornamentos e estimulando a visitação.
Em relação a esse último item, Moysés disse que foi prometido um palco e que a prefeitura vai entregar “um palanque” e que, em decorrência dessa situação, foi cancelada uma apresentação teatral natalina que já havia sido acertada anteriormente com uma trupe de Espírito Santo do Pinhal.
Até o ano passado, tanto a casinha de Papai Noel, quanto o palco, ficavam centralizados na Praça Bernardino de Campos. A ACEI mudou a programação original neste ano atendendo, segundo seu presidente, devido a pedidos formulados pelos próprios lojistas. A casinha do Papai Noel volta a funcionar no cruzamento das ruas João de Morais e José Bonifácio para movimentar mais a região onde se concentram a maior parte das lojas.
Recursos
As dificuldades econômicas que afetam todas as secretarias teriam sido determinantes, segundo uma fonte consultada pela reportagem do TRIBUNA DE ITAPIRA, para que a situação chegasse ao ponto atual.
O vice-prefeito Mário da Fonseca solicitou e a Câmara Municipal aprovou, na virada de outubro e novembro, um remanejamento de verbas que incluía recursos de R$ 400 mil para, segundo o documento, ser direcionado para os enfeites natalinos.
O documento cogitava utilização de um consórcio para receber esses recursos e dar andamento à decoração, procedimento que, em tese evitaria a realização de uma concorrência pública – como foi feito nos anos anteriores – para contratação dos serviços, algo que tornaria impraticável a decoração em tempo hábil.
Resta entender para onde irão os recursos de centenas de milhares de reais, já que decorada mesmo, a cidade está longe de estar e, mais um ano, isso ocorre bem próximo do natal.
Deixe seu comentário