A situação econômica deficitária do município parece, em alguns momentos, ser deixada de lado pela administração de Toninho Bellini. Isso porque foi enviado à Câmara Municipal, durante sessão de quinta-feira, 12, um projeto que divide em duas a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

some text


O projeto determina que “Fica criado na estrutura administrativa da Prefeitura Municipal o cargo de Secretário de Meio Ambiente, de livre nomeação do Executivo” e “altera a nomenclatura do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, que passará a nominar Secretário de Agricultura”. Sendo assim, Itapira passaria a terá a Secretaria de Meio-Ambiente e Secretaria de Agricultura. Atualmente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é comandada por Zé Maria Rostirola.

O aumento de secretarias ocasiona, por consequência, em um aumento de custos bancados com o dinheiro público, já que entram na folha de pagamento mais um Secretário, além de demais servidores que serão empregados na pasta.

Para tentar mascarar esse aumento de custos, o Prefeito Toninho Bellini justificou o que chamou como “medida de compensação”, a qual iria extinguir a Secretaria de Planejamento Urbano, cujas competências vem sendo supridas pela atuação da Secretaria de Obras.

Porém, o fato é que, apesar da Secretaria de Planejamento Urbano constar na lista municipal, não existe tal Secretário e nenhum servidor atuando na pasta. Tudo acabou sendo concentrado na Secretaria de Obras.

Portanto, a compensação proposta não terá eficácia, já que a Secretaria que seria excluída não consome recursos, mas a que estaria sendo criada passaria a consumir, ocasionando o aumento de gastos com o Executivo municipal.

Os valores que são direcionado para a Secretaria de Planejamento Urbano acabam ficando “flutuantes” no orçamento, sendo os recursos utilizados conforme a necessidade do município. Se aprovada a nova Secretaria, a mesma terá um custo para sua operação, já que fica previsto, pelo menos, um novo Secretário.

Como justificativa para essa separação, é citado que “tanto a pasta do Meio Ambiente como da Agricultura tem tomado um grau de importância enorme no desenvolvimento dos Municípios brasileiros, assim verificamos a necessidade de separar”. É citado também que “A Secretaria de Meio Ambiente é um órgão de extrema importância para o desenvolvimento sustentável de uma cidade” e que a Secretaria de Agricultura “apoia o pequeno produtor e pecuarista, oferecendo suporte técnico, gerencial e de manejo”.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.