As reclamações do mau cheiro de esgoto vindo das águas do córrego que corta o Jardim Santa Marta e Santa Fé são constantes e já foram abordadas por diversas vezes em reportagens do Tribuna. Porém, além da situação não demandar solução por conta da administração municipal, o fedor não vem sendo o único problema do local, que margeia talvez os pontos mais frequentados pela população que vai em busca da prática de atividades físicas e lazer em família.

some text


O Tribuna recebeu no final da tarde de quarta-feira, 15, de uma assídua frequentadora das avenidas Lions Club e Vereador David Moro, um triste registro de uma água preta tomando conta do córrego que margeia as vias. As fotos foram feitas em trecho compreendido entre os cruzamentos da Rua Maria Desidero Sartori e Padre Amorim. “Passo aqui todo o dia e estou, cada vez com mais frequência, presenciando essa água escura no córrego. É de partir o coração”, disse.

A reportagem se deslocou até o local na manhã do dia seguinte. A água preta não estava presente, apenas um forte cheiro de esgoto. O Tribuna então conseguiu conversar com um morador que mora bem próximo do referido trecho, e apresentou os relatos que foram enviados.

O morador confirmou a situação, dizendo que de forma corriqueira a água preta aparece no córrego. Sobre o mau cheiro de esgoto, foi afirmado que está sendo constante e em alguns momentos insuportável. Ele ainda mostrou preocupação com o prolongamento da avenida feito recentemente, já que é previsto mais residências, o que irá sobrecarregar ainda mais as tubulações. “É esgoto, não tem o que falar, agora quando que vão resolver esse problema? Ou será que esgoto sendo lançado direto no córrego está certo para essa administração”.

O Tribuna chegou a noticiar no ano passado a situação da Estação de Tratamento de Esgoto de Itapira, que já estava há meses despejando o esgoto direto no rio e causando prejuízos ambientais incalculáveis.

Prefeitura

O Tribuna mostrou as fotos para a Prefeitura e solicitou uma posição a respeito do fato. Via assessoria de comunicação, foi informado que a pasta do “Meio Ambiente esteve no local e não constatou nada” e que “a secretaria segue à disposição para averiguar as denúncias”. O SAAE também informou que não encontrou nada e que “irá monitorar”. Cabe ressaltar que a administração Bellini criou uma nova Secretaria este ano, justamente a de Meio Ambiente, com a justificativa de que é uma área de grande importância. Resta saber quanto tempo ainda a situação irá permanecer dessa forma.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.