O engenheiro elétrico Otávio Henrique Salvi Vicentini, 43, está conseguindo unir seu gosto pessoal por brinquedos e sua fé para produzir uma animação em miniatura que irá retratar diversos momentos da Semana Santa. Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais e tem o objetivo de transmitir a mensagem e o significado da tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo de forma mais lúdica, tanto para crianças como adultos. A reportagem da Tribuna de Itapira foi acompanhar de perto como está sendo a realização da animação.
Com produção própria em relação à cenário e fotografia, além do uso de seus Playmobil, Vicentini começou com os trabalhos há cerca de três anos com alguns projetos mais modestos, mas a ideia foi ganhando força e se materializando cada vez mais, principalmente durante a pandemia. Em 2021, a época do Natal foi retratada com os brinquedos e chamou a atenção do grupo da Pastoral da Comunicação de São Benedito, o qual faz parte. “Eu já gostava de colecionar os Playmobil. Em 2011, voltei a compra-los, dessa vez como colecionador. Os brinquedos estão sendo usados como uma forma de expressão e também de renovar a fé”, contou.
O cenário é todo produzido em isopor, papelão e materiais recicláveis e dão um toque de realismo ao Diorama, que é a cena em construção, representada de maneira artística e tridimensional. Em sua coleção, Vicentini possui mais de 1.000 bonecos, com a maioria representando povos antigos como os egípcios e romanos, o que casa perfeitamente com as cenas criadas da época de Jesus Cristo. Alguns deles são feitos por um artista carioca sob encomenda e, entre os pedidos, até o Padre André Ricardo Panassolo, pároco da Igreja de São Benedito, tem a sua versão Playmobil.
A maquete construída reproduz uma parte de Jerusalém e os cenários representam locais como o Templo de Salomão, Calvário e Santo Sepulcro. Os bonecos cumprem seus papeis de integração ao cenário como soldados, pessoas e animais. A fotografia é feita em ângulos de modo a evidenciar o realismo do Diorama e reproduz perfeitamente a cena criada. “Hoje, com a internet, você tem acesso a fóruns, troca de ideias, encontros e eventos sobre o tema. Participei de alguns em São Paulo e encaminhei materiais para serem expostos em eventos do Rio de Janeiro”, disse.
Os vídeos devem ficar prontos nos próximos dias e serão divulgados nas redes sociais da Igreja de São Benedito, assim como na de Vicentini. Ele irá retratar os principais momentos da Semana Santa como o Domingo de Ramos, Quinta e Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Ressureição. “O brinquedo tem o lado lúdico que ajuda a transmitir a mensagem. É uma forma mais concreta, principalmente para as crianças, de aprender com a reprodução de uma imagem e isso fica marcado como uma lembrança”, concluiu.
Fotos: Tribuna de Itapira
Deixe seu comentário