A Prefeitura confirmou que as doses da vacina contra a gripe, que foram liberadas para atendimento de toda população desde segunda-feira, 12, esgotaram rapidamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com pouco mais de dois dias após a abertura da imunização para todas faixas etárias. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda agora a chegada de novos lotes para repor os estoques.
Em comunicado publicado nas redes sociais oficiais, a administração municipal destacou que ‘informamos que a vacina contra a gripe esgotou em todas as Unidades Básicas de Saúde. Estamos aguardando o Governo do Estado de São Paulo enviar mais doses e avisaremos quando estiverem disponíveis’. A etapa aberta ao público em geral foi iniciada segunda-feira.
As doses liberadas eram remanescentes de etapas anteriores da campanha, que tiveram baixa procura por parte da comunidade compreendida pelos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda pela chegada de mais doses para repor os estoques das unidades, mas ainda não há previsão de data.
Por causa da baixa procura, o governo estadual decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para toda população paulista, após o término da imunização dos grupos prioritários. Segundo nota do Governo do Estado, a liberação foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os municípios.
A vacina contra a Influenza não protege contra o novo coronavirus. Porém, pessoas imunizadas ajudam o sistema de saúde, já que os sintomas de ambas são parecidos. Quem está nos grupos da campanha da gripe e também estiver entre as faixas de vacinação contra Covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas à prevenção contra essas doenças.
Leave a Reply