Um encontro realizado na tarde de segunda-feira, dia 13, na sede da APAE de Itapira, atraiu gestores municipais e ativistas da causa da infância e da adolescência, para apresentação de um programa gestado em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, cujo resultado foi a entrega de um setor na área de saúde mental, voltado para um público cuja faixa etária se concentra entre 10 e 17 anos de idade.
Denominada “Saúde Mental – Você é Mais Forte do que Pensa”, a nova estrutura já entrou em operação, com seis casos já encaminhados, conforme revelou a diretora da APAE, Lucineia Baldessini. A projeção é de que atenderá um teto de 50 casos por mês. A APAE disponibilizou instalações adequadas de forma a permitir o atendimento de uma equipe multidisciplinar que contará com 9 profissionais de diversas áreas como médico-psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, pedagoga, enfermeira, entre outras.
O encaminhamento será feito por indicação da rede pública de saúde (UBS). O custeio, estimado em cerca de R$ 550 mil por ano, durante três anos, será permitido graças a recursos que o CMDCA obtém de doações que muitos itapirenses (pessoas jurídicas e pessoas físicas) fazem ao longo do ano de uma ínfima parcela do Imposto de Renda que têm que pagar para a Receita Federal.
Política Pública
Ana Maria Brunialti, atual presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a advogada Vanessa Delfino Fuirini Alves Lima (presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB local e membro do CMDCA), durante pronunciamentos, defenderam a necessidade de que a medida seja efetivada futuramente como “política pública”, ou seja, que o município inclua o atendimento dentro de seus programas oficiais.
A sugestão teve acolhida do secretário de Saúde Vladem Vieira, que representou ao prefeito Toninho Bellini na cerimônia. Participaram ainda o secretário de Recursos Materiais, Cristiano Florence e a secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella. O médico Newton Santana, do Conselho Diretor da entidade, representou o atual presidente Antônio Marcos Sartorelli. Participou ainda na mesa principal a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolanda Maria Massarotti Tosco. Após a apresentação, foi realizada uma palestra “Abordagem Multiprofissional Nos Transtornos do Neurodesenvolvimento”, com a médica psiquiatra Mariana Xandú Santos”.
Deixe seu comentário