Após quase dois anos sem realizar cortes no fornecimento de água e tratamento de esgoto, devido à crise gerada pela pandemia da Covid-19, o Saae de Itapira (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) informou que a partir de segunda-feira, dia 17, as ligações que estão em débito com a autarquia estarão sujeitas a suspensão do serviço.

some text


O prazo dado para os inadimplentes quitarem as contas ou realizarem acordos para evitar o corte no fornecimento de água se encerrou na última sexta-feira, dia 14. Agora os locais estão sujeitos aos cortes. Segundo o Saae, o contribuinte é informado na fatura de que existem outras contas em aberto e, a partir do mês de janeiro, virá anexado um aviso de corte no fornecimento de água para as ligações com débitos pendentes.

Após o aviso de corte o responsável pelo local ainda terá um prazo de 15 dias para que os débitos sejam quitados, evitando assim a suspensão do fornecimento. As leituras dos hidrômetros nesse mês de janeiro já tiveram início e respeitam uma rota realizada pelos colaboradores do Saae nas regiões do município.

Existem cerca de oito mil ligações que estão inadimplentes com a autarquia e, de acordo com o último balanço divulgado, a dívida ultrapassa os R$ 5 milhões em débitos referentes as contas de fornecimento de água e tratamento de esgoto. Segundo o presidente do Saae, Carlos Vitório Boretti De Ornellas, a arrecadação com as contas de água é a única receita da autarquia e, apesar dos compromissos estarem sendo honrados, a situação está difícil.

“Devido ao alto valor (da dívida dos contribuintes) acaba fazendo muita falta para o Saae. Precisamos da arrecadação para realizar mais investimentos e poder atender à população. A alta dos preços em relação aos produtos para o tratamento das águas também está ajudando a dificultar a situação”, comentou o presidente. No mês de dezembro foi realizado um programa para quitação de débitos sem juros e com descontos. Porém a adesão foi baixa. Ornellas informou que foram 98 contribuintes que acertaram suas contas com a autarquia, somando cerca de R$ 40 mil.

A regularização acontece somente de forma presencial na sede do Saae, localizada na Rua Rui Barbosa, 918, centro. O atendimento é das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h30. Pode ser feito um contato prévio por meio do telefone 3913-9500. O pagamento pode ser realizado à vista ou a prazo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.