Ficou decidido em reunião realizada na tarde dessa sexta-feira, 1, que a tradicional Festa de Maio, maior evento popular e aberto do município, será realizada entre os dias 4 a 15 de maio. A reunião contou com membros da comunidade paroquial, além de secretários de diversas pastas.

some text


Buscando resgatar a tradição e também continuar respeitando a pandemia, foram definidos pontos importantes para que a festa possa acontecer em segurança para todos. Um dos pontos discutidos e acertados está a delimitação da festa, que nesse ano se estenderá até a praça Mogi Mirim. Outro ponto que foi definido foi a exclusividade ao comércio de Itapira para barracas tanto de alimentação quanto de outros setores, atendendo a pedido das entidades que representam os comerciantes locais. O parque de diversões também será montado no mesmo local. As atividades tradicionais e religiosas também estarão liberadas.

O prefeito Toninho Bellini entende que a Festa de Maio é muito importante para os itapirenses. “A Festa de Maio é uma tradição em nossa cidade. Entendemos a importância que ela tem para todos os itapirenses e para a comunidade religiosa. Estamos seguindo as normas técnicas com relação à pandemia e também dando prioridade ao comerciante local que ficou tanto tempo sem poder vender seus produtos na festa” pontuou.

Inicialmente, havia sido divulgado que a festa estaria com sua organização restrita à Igreja São Benedito, e programação localizada apenas no largo que leva o nome do santo, sem as tradicionais barracas de comerciantes ambulantes e o parque de diversões. Porém, parte dos itapirenses não apoiou a decisão, ocorrendo muitas manifestações, principalmente nas redes sociais, questionando a não realização do evento nos moldes tradicionais. Até um abaixo assinado foi criado para pressionar a gestão municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Cesar Lupinacci, ao Tribuna de Itapira na quinta-feira, dia 24, o aumento nos casos de Covid-19 nos últimos meses e a incerteza sobre a direção que a pandemia tomaria, atrapalhou a organização, deixando pouco tempo para a realização de toda a festa. Ainda segundo Lupinacci, a prefeitura iria auxiliar a Igreja nos preparativos.

O pároco de São Benedito, Padre André Ricardo Panassolo, comentou ao Tribuna de Itapira, na sexta-feira, dia 25, que a igreja está organizando o evento. “Ainda estamos organizando toda a programação e divulgaremos posteriormente toda a parte religiosa”, disse. A Secretaria da Igreja de São Benedito informou que será realizada a novena em louvor a São Benedito e uma quermesse com a praça de alimentação da igreja, uma área destinada às barracas de entidades assistências, e um espaço para sete comerciantes locais para comércio de comes e bebes.

A última Festa de Maio aconteceu em 2019, com a programação cultural e comércio de diversas barracas nas ruas adjacentes ao Largo de São Benedito. Segundo estimativas da Prefeitura, cerca de 70 mil pessoas passam pelo evento ao longo de quase 15 dias. Em 2020 e 2021 o evento não foi realizado por causa da pandemia da Covid-19.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.