O FMAP (Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões) decidiu prorrogar o prazo para o recenseamento e prova de vida dos quase 1 mil beneficiários. O procedimento é exclusivamente remoto e todos segurados recebem em casa uma carta contendo a ficha de atualização cadastral, que deve ser devolvida digitalmente ao órgão agora até 31 de agosto.
Inicialmente a data limite estava estabelecida para ontem, mas por conta do atraso na entrega das correspondências pelos Correios, a diretoria do Fundo optou por esticar o calendário. O órgão convocou 760 aposentados e 236 pensionistas a participarem do processo e desse total, 340 responderam ao questionamento, o que corresponde a 34,1%.
Pelos Correios chegarão uma carta de instrução e a ficha com dados cadastrais, que devem ser checados e, caso necessário, corrigidos ou alterados. O beneficiário deve então assinar a declaração de que está vivo, juntamente com a assinatura de uma testemunha. Terão que ser fotografados a ficha de recenseamento, prova de vida 2021 e o próprio aposentado/pensionista segurando a ficha.
Caso haja necessidade de alteração em documentos – como a data de expedição do RG, por exemplo -, tudo também deve ser fotografado separadamente. A documentação tem que ser enviada digitalmente para o FMAP, via WhatsApp (19) 3843.3310 ou pelo e-mail fm**************@it*****.br .
Até então o recenseamento era realizado anualmente. Sempre no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, o beneficiário se dirigia à sede do órgão para a atualização cadastral e prova de vida. Com a pandemia da Covid-19, o atendimento foi suspenso desde março do ano passado, seguindo a medida adotada também pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O FMAP está à disposição para esclarecer dúvidas dos segurados. O contato pode ser via WhatsApp ou telefônico pelo mesmo número (19) 3843.3310. O órgão também informou que abriu uma conta no Instagram (@fmap.itapira).
Deixe seu comentário