O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Baixa Mogiana, foi acionado 5.491 vezes em Itapira durante o ano de 2022, segundo levantamento divulgado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde “08 de abril”. O total de atendimentos é 15% maior do que o ano de 2021, quando foram registrados 4.775.

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Foram situações de diversas naturezas, envolvendo as unidades de atendimento básica e avançada, entre ocorrências e transferências. Os trabalhos realizados superam os 15 atendimentos por dia, ou seja, a corporação foi acionada, em média, a cada 1h36m durante o ano passado.

Esse aumento já era esperado, em vista que, no primeiro semestre de 2022, os atendimentos já tinham ultrapassado em 25% os realizados no mesmo período de 2021. Foram 2.814 no ano passado e 2.262 em 2021. O segundo semestre manteve o crescimento, não tão substancial como o primeiro, mas na casa dos 6%, sendo 2.677 ante os 2.513 de 2021.

Do total de atendimentos em Itapira durante o ano de 2022, 3.928 foram realizados com a ambulância de atendimento básico, enquanto que 1.536 com a de atendimento avançado. Comparando o último ano com 2021, foi registrado um aumento de pouco mais de 19% nos atendimentos da unidade avançada e cerca de 13% a mais da básica.

Entre ocorrências e transferências, o mês de janeiro foi o mais solicitado com 544 atendimentos, sendo 518 ocorrências e 26 transferências, seguido por dezembro com 482 atendimentos e maio e novembro com 476 cada. O período mais “tranquilo” para os profissionais foi o mês de agosto, com 399 ocorrências e 17 transferências, um total de 416 atendimentos, seguido pelo mês de junho com 424.

Em reportagens anteriores do Tribuna de Itapira, foi divulgado que o ano passado teve a maior ocorrência de acidentes dos últimos quatro anos. O SAMU, na grande maioria das vezes, é quem faz o atendimento e presta o socorro às vítimas. Para a Coordenadora Geral do SAMU, Carolina Sabino, a imprudência dos motoristas é um dos fatores que elevam os números de acidentes na cidade. Ela destacou também a quantidade de acidentes violentos que ocorreram na vicinal Itapira/Guaçu.

“Acredito que uma grande parcela dos acidentes graves que temos em Itapira tem relação tanto com o uso de celulares e a ingestão de bebida alcoólica. Mas temos que destacar também que as melhorias na vicinal Itapira e Mogi Guaçu nesta fase inicial de mudanças nos trouxe uma grande parcela de acidentes graves e óbitos, mas isso se dá ao excesso de velocidade no local. Por ser uma pista que está ficando em ótimo estado, acaba tendo uma imprudência e a utilização de velocidade incompatível com a via”, comentou Carolina.

REGIÃO

Não foi apenas Itapira que apresentou um crescimentos nos atendimentos realizados pelo SAMU. Todas as cidades atendidas pelo Consórcio, na região da Baixa Mogiana, tiveram alta em 2022. Atendimentos em Mogi Guaçu cresceram 6,6%. Em Mogi Mirim o aumento foi de 6%. Atuação do SAMU em Estiva Gerbi cresceu 27%.

Em comparação com as cidade vizinhas, no ano passado, Itapira teve mais atendimentos apenas em relação à Estiva Gerbi, que recebeu 1.331. Mogi Guaçu foi o município que mais recebeu atendimentos da região com 10.069, seguido de Mogi Mirim com 6.464.

Ao todo, o Consórcio “8 de abril” recebeu 39.408 chamadas em 2022, um aumento de pouco mais de 8%, e atendeu 28.801 ocorrências, um crescimento de quase 19%. Foram registrados ainda 196 trotes e 201 orientações pelo telefone.

Levando em consideração esse aumento de número de ocorrências em Itapira e região, a Coordenadora destacou uma preocupação da corporação para tal, com o início de projetos que visam uma maior conscientização da população.

“Para maior conscientização, afirmo que nós do SAMU estamos iniciando um projeto de larga escala na regional com o “Samuzinho na escola”, que tem como principal objetivo educar e orientar sobre as nossas responsabilidades. Nada mais do que os filhos levando conhecimento para os pais e motivando a uma condução mais segura. Temos muitos projetos de conscientização em 2023”, concluiu.

O Samu informou que, em caso de emergências, a orientação inicial ao solicitante é para que mantenha a calma, se atente ao endereço do local – um ponto de referência é de grande valia para a localização rápida – e ligue para o 192. A ligação, no início, será atendida pela equipe na central de telefonistas, que colherá os dados básicos. A ligação será então encaminhada ao médico regulador, que fará uma espécie de consulta médica guiada pelo preceito de telemedicina. O médico fará as perguntas necessárias para o envio do recurso correto (transporte sanitário, viatura de suporte básico, viatura de suporte avançado, etc).

Atendimentos do Samu em Itapira

Janeiro – 544

Fevereiro – 459

Março – 462

Abril – 449

Maio – 476

Junho – 424

Julho – 430

Agosto – 416

Setembro – 427

Outubro – 446

Novembro – 476

Dezembro – 482

Total: 5.491

Fonte: Consórcio intermunicipal de saúde “08 de abril”

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