Teve início ontem, dia 15, a primeira de uma sequência de 12 audiências públicas que tem o objetivo de ouvir a população itapirense e levantar as principais necessidades a respeito da segurança em setores como área rural, bairros e setores comerciais para ser elaborado o novo Plano Municipal de Segurança Pública para prevenção e combate à criminalidade. As quatro primeiras serão realizadas na sede da ACEI.
Organizado pelo Gabinete de Gestão Integrada, as audiências tem a presença de representantes das corporações locais ligadas a segurança, além dos munícipes que podem estar presentes de acordo com a definição dos setores do município. A divisão tem sua importância em vista que é uma forma de dar voz ao povo e reunir os moradores que possuam necessidades em comum, tornando a definição das políticas públicas mais eficientes.
Nas audiências será possível analisar o Plano de Segurança Pública vigente, que teve início em 2013, e todas as políticas que foram colocadas em prática até o momento. Com os relatos atuais da população, as reais necessidades serão levantadas e deverão fazer parte das futuras políticas públicas para levar mais segurança ao cidadão.
Entre os programas que poderão estar acessíveis estão a Câmera Cidadã, Guardião e Vizinhança Solidária. O Primeiro tem relação direta com o uso das imagens de câmeras de segurança particulares pelo setor de inteligência do município, de responsabilidade da Guarda Civil Municipal, para investigações de crimes, podendo ter até a instalação de câmeras inteligentes que podem identificar, inclusive, veículos furtados.
Já o Guardião tem relação com um aplicativo de celular com contato direto com o setor de inteligência e pode ser disponibilizado para locais com altos índices de roubos, por exemplo, permitindo a chegada das forças de segurança de maneira mais rápida, principalmente na área rural. O Vizinhança Solidária tem quase a mesma funcionalidade do Guardião, mas é um grupo de WhatsApp ligado a encarregados de área e o setor de inteligência.
Rural
Os dois primeiros encontros, o de ontem e o marcado para a próxima segunda-feira, dia 22, são destinados aos setores da área rural. As audiências estão marcadas para a sede da Associação Comercial e Empresarial de Itapira sempre às 18h30. No caso dessas primeiras, estão convidados a participar proprietários de sítios, chácaras, fazendas, agricultores, pecuaristas e até moradores da zona rural do município.
Na primeira audiência, integrantes da Casa da Agricultura local estiveram presentes para auxiliar no cadastro dos proprietários e permitindo um contato mais direto com as forças de segurança através dos programas citados anteriormente. Antes desse primeiro encontro já haviam 42 pessoas já cadastradas.
Segundo apurado pelo Tribuna de Itapira, existe a expectativa que o monitoramento inteligente por câmeras chegue até às propriedades rurais, nem que seja em regiões com altos índices de criminalidade, como furto e roubo de animais e implementos agrícolas como máquinas e insumos.
Audiências Públicas
Dia 22/05: Rural II;
Dia 19/06: Centro, Santa Cruz, Vila Bazani, São Vicente;
Dia 26/06: Comerciantes em geral;
Dia 17/07: Santa Bárbara, Bela Vista, Nova Itapira, Santa Marta, Santa Cruz, Santa Fé;
Dia 24/07: Pires, Braz Cavenaghi, Hélio Nicolai, Dela Rocha III, Alonso Carmona, Boa Vista;
Dia 17/08: Prados, Parque Felicidade, José Secchi, Jardim Camboriú, Jardim Guarujá, Santo Expedito, Jardim Paraíso, Loteamento Liberato Barel;
Dia 28/08: Istor Luppi, José Tonolli, Morada Nova;
Dia 25/09: Vila Ilze, Jardim Itamaracá, Vila Izaura;
Dia 25/09: Cubatão, São Judas, Jardim Raquel, Macumbê, Jardim Ivete, Parque São Francisco;
Dia 16/10: Assad Alcici, Nosso Teto, Dela Rocha I, Vila Boa Esperança, Pé no Chão;
Dia 30/10: Jardim Soares, Penha do Rio do Peixe, Figueiredo, Carlos Humberto Passarela, Achiles Galdi, Flávio Zacchi, Jardim Galego.
Deixe seu comentário