A rede municipal de educação retomou as suas atividades 100% presenciais na última segunda-feira, 07. De acordo com a Secretaria da pasta, os protocolos de segurança determinam que os estudantes devem obrigatoriamente usar a máscara dentro do ambiente escolar e cumprir medidas como evitar aglomeração, assim como manter o distanciamento social. As normas ainda indicam que a qualquer sinal de síndrome gripal, a orientação é de que os pais e responsáveis não levem os filhos para as unidades. A Secretaria Municipal de Educação decidiu manter a retomada total das atividades presenciais independente do aumento dos casos de Covid-19.
O retorno aconteceu, inicialmente, através de uma reunião entre pais e professores organizando a recepção dos alunos. Na pré-escola e ensino fundamental, os estudantes retornaram ao ambiente escolar no dia 08. E no EJA (Educação de Jovens e Adultos) e nas creches as aulas tiveram início já no dia 07. Os professores já haviam retornado antes para preparar o retorno dos alunos.
A Secretária Municipal de Educação, Regina Lago Gracini, destacou a importância do retorno para a recuperação da aprendizagem dos alunos, prejudicada pela pandemia e reforçou que o retorno está sendo feito de maneira segura “Foram dois anos afastados da escola. Na escola existe a segurança dos protocolos sanitários, então é um ambiente seguro se nós tivermos a parceria da comunidade. Contamos com a colaboração das famílias para continuar a nossa parceria, recuperar a rotina e melhorar o aprendizado dos alunos” comentou.
Segundo informações da pasta o município não condicionou a presença do estudante na escola com a vacinação contra a síndrome respiratória “Ainda estamos em Campanha, então não tem orientação de obrigatoriedade, por enquanto. Nesse bimestre, não será exigido o comprovante de vacinação” informou a secretária.
Ao todo, aproximadamente 5,9 mil alunos estão matriculados nas escolas do município, sendo 2,9 mil no ensino infantil, e 3 mil no ensino fundamental, distribuídos em 40 unidades. As aulas presenciais nas escolas da cidade estavam suspensas desde março de 2020, devido a pandemia do Coronavírus. Desde então os estudantes participavam de atividades online, até que passaram para o formato híbrido de ensino em meados de 2021.
Deixe seu comentário