A rede estadual de educação de São Paulo retoma as suas atividades de forma 100% presencial a partir dessa quarta-feira, 02. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo determinou que todos os estudantes da rede estadual apresentem comprovante de vacinação contra a covid-19.

some text


De acordo com texto publicado no Diário Oficial do estado, o responsável legal pelo estudante matriculado na rede pública estadual vai precisar apresentar um documento que comprove a vacinação contra a covid-19 ou um atestado médico que comprove a contraindicação para a imunização.

A regra ainda garante que os alunos sem imunização não podem ser impedidos de frequentar a escola, porém, caso a documentação não seja apresentada no prazo máximo de 60 dias, a situação será relatada ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias.

A resolução da secretaria também determina que as aulas das redes públicas estadual e municipal e da rede privada sejam presenciais. Somente alunos com comorbidades e que não tenham completado o esquema vacinal poderão seguir no modelo remoto de ensino, desde que apresentem atestado médico confirmando a situação.

Em Itapira são 4,6 mil estudantes, aproximadamente, distribuídos em nove unidades, segundo informou a Secretaria Estadual de educação. Estudantes devem obrigatoriamente usar a máscara dentro do ambiente escolar, e haverá medidas para evitar aglomeração, assim como manter o distanciamento social.  

Itapira conta com as seguintes escolas estaduais: Antônio Caio no bairro São Vicente; Elvira Santos de Oliveira, na Santa Cruz; Júlio Mesquita, no Centro; Benedito Flores de Azevedo, no loteamento João de Barro; Pedro Ferreira Cintra, na Vila Ilze; Cândido de Moura, no Jardim Raquel; Prefeito Caetano Munhoz, nos Prados; Professor Orlando Dini, no Istor Luppi; e Fenízio Marchini, em Barão de Ataliba Nogueira.

“Estamos a todo vapor organizando a escola. Ansiosos. Acredito que retornaremos com os 100% (de alunos). Aqui na escola Benedito Flores temos o ensino integral de nove horas, das 7h00 às 16h00”, contou a diretora da escola, Patrícia Helena Toledo Adorno. Outra unidade também com ensino integral, porém, de oito horas é a Orlando Dini, no Istor Luppi.

Segundo calendário divulgado pelo governo Estadual as aulas para cerca de 3,5 milhões de estudantes acontecem de 02 de fevereiro a 23 de dezembro, em 5,4 mil unidades escolares distribuídas pelos 645 municípios. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.

De acordo com o governo estadual, mais de 95% dos profissionais da educação estão completamente imunizados contra a Covid-19 e quase o total de estudantes entre 12 e 17 anos já recebeu ao menos uma dose de vacina contra a doença.

Outras duas unidades escolares na cidade também fazem parte da rede estadual. A Etec (Escola Técnica Estadual) João Maria Stevanatto e a Fatec Ogari de Castro Pacheco. Juntas elas somam mais de mil alunos e são administradas pelo Centro Paula Souza.

MUNICIPAL

A rede municipal de educação também divulgou seu calendário para a retomada das atividades. Ao todo cerca de seis mil alunos estão matriculados nas escolas do município, divididos em ensino infantil, ensino fundamental, e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Segundo publicação da pasta a volta às aulas serão 100% presencial, sendo exceção apenas as crianças com restrições médicas.

O retorno acontece a partir do dia 07 de fevereiro, no ensino infantil, com uma reunião com os pais e recepção dos alunos. Na pré-escola e ensino fundamental, os pais vão até as unidades no dia 07 para uma reunião, e os estudantes retornam ao ambiente escolar no dia 08. O EJA volta diretamente no dia 07.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.