A labradora Aysha, farejadora do Canil da Guarda Civil Municipal, se aposentou oficialmente na tarde dessa segunda-feira, dia 17, na base da corporação, localizada no bairro do Cubatão. A cerimônia foi marcada por muita emoção e teve presença dos novos tutores de Aysha e diversos integrantes da GCM.
Seu processo de desligamento já havia sido iniciado há algumas semanas e encerra um ciclo de oito anos marcado por centenas de ocorrências e apreensões de drogas que só foram realizadas graças ao seu faro aguçado e em parceria com os agentes da GCM.
O casal Lígia Passarela da Fonseca e Gustavo da Fonseca foram selecionados para adotar Aysha. Eles já possuem um filhote dela com o saudoso Maradona, irmão da Xena que hoje está integrada ao Canil. Agora, além da aposentadoria e um descanso merecido, Aysha passará seus últimos anos de vida junto com um de seus filhotes.
“É um sentimento de gratidão e acolhimento recebe-la em nossa casa e ainda ficar perto de seu filho que também é nosso amor.”, comentou Lígia. Carinho e bons cuidados sem dúvidas não irão faltar para Aysha, que ainda irá receber um tratamento especial. “Ela terá sim um tratamento especial. Por conta da idade nós fomos orientados pela GCM a respeito da necessidade de descansos”.
O GCM Claudinei, último condutor de Aysha, comentou sobre a despedida. “Difícil falar dela. Acima da média e sempre com muita dedicação nos trabalhos. Excepcional, vai deixar saudades”, comentou.
Ele ainda relembrou de duas ocorrências marcantes. “Teve a apreensão de mais de uma tonelada e meia de maconha que só foi possível por ela ter indicado a presença da droga no caminhão. Em outra, uma de suas primeiras atuações, houve uma ocorrência de tentativa de roubo. O indivíduo fugiu, mas foi capturado porém, seu revolver não foi encontrado. Isso foi de manhã. Quando entramos no turno à tarde, levamos ela e no meio do pasto conseguiu localizar o revólver. Algo que mudou a ocorrência devido a uma prova material”.
“É uma perda que lamentamos, mas o canil está firme com substitutos a altura. Vamos manter o trabalho com excelência. Ela fez muito, mas deixa um grande legado”, concluiu.
Na despedida final, os agentes ficaram perfilados e prestaram continência em sinal de respeito a agente que se despedia. Aysha foi entregue para seus novos tutores pelas mãos de Claudinei, que fez questão de ressaltar toda a importância que seu trabalho representou. E como marca registrada dela, o adeus a seus companheiros de corporação foi muito alegre e cheio de brincadeiras, passando para dar um “lambeijo” de despedida em todos os presentes.
Fotos – Tribuna de Itapira
Deixe seu comentário