A equipe do Banco de Leite da Secretaria de Saúde já tem tudo pronto para dar andamento na programação do ‘Agosto Dourado”, mês de conscientização da importância do amamento materno. Referência na região, o Banco de Leite anuncia a realização de um evento planejado para aumentar o nível de informação a respeito do tema.
A enfermeira Juliana Simonetti Belinello, coordenadora informou que o evento foi agendado para ocorrer no auditório do campus central do Centro Universitário UNIESI (na avenida Rio Branco) no dia 11, próxima sexta-feira, a partir das 14h00. Serão realizadas duas palestras a cargo da ginecologista e obstetra Dra. Lúcia Meira Pereira Rocha e da pediatra e neonatalogista Dra. Lúcia Silvestrin Sartorelli.
Lúcia Rocha vai falar a respeito do tema “A importância da amamentação na primeira hora de vida” e a itapirense Lúcia Sartorelli irá discorrer a respeito dos “Desafios da Amamentação”. Ambas as profissionais integram a rede municipal de saúde. Dra. Lúcia Rocha, embora radicada em Jacutinga (MG), atua há cerca de três décadas no serviço municipal de saúde e sempre foi uma grande defensora da amamentação materna. Já pediatra Dra. Lúcia Sartorelli, é filha do casal Dr. Silvio José de Almeida Sartorelli (renomado médico ginecologista) e da empresária Mônica Silvestrin Sartorelli.
Roda de conversa
Logo após a apresentação das duas especialistas, terá início uma roda de conversa, que vai contar com participações especiais de mães que estão sendo atendidas pelo Banco de Leite materno, ou que já amamentaram seus filhos com a ajuda de suas profissionais. Mulheres que além do fato em comum de terem amamentado, precisaram se desdobrar para que isso fosse possível, em razão das dificuldades que enfrentaram, dado, principalmente, às atividades profissionais exercidas por elas. “A ideia é que elas possam falar de sua experiência pessoal, compartilhando com as pessoas que participarem do encontro, os desafios que tiveram que suplantar para que fosse possível amamentar”, colocou Juliana.
A coordenadora, relatou que esse tipo de abordagem vem de encontro ao tema da campanha neste ano, sintetizado pelo slogam: Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. O objetivo, segundo a coordenadora, é conscientizar a sociedade sobre a importância da criação de estímulos para que as mães e até os pais – neste caso focalizando importante ponto de apoio dentro da estrutura familiar – tenham facilitada a tarefa de garantir a amamentação para os filhos.
Deixe seu comentário