A maior festa popular do município retorna após dois anos sem ser realizada e, apesar de formato reduzido, contará com todos os aspectos marcantes do evento como o parque de diversões, comércio ambulante e as barradas das entidades no largo de São Benedito. Com início oficial do evento marcado para quarta-feira, dia 4, os comerciantes, em grande maioria de Itapira, já estão montando suas estruturas nos espaços delimitados pela prefeitura e o tráfego de veículos sofrerá alterações nos próximos dias. A preferência pelo comércio local para as barracas da festa foi dada pela prefeitura, porém, nem todos os espaços foram preenchidos, permitindo que comerciantes de outras localidades estejam presentes.
De acordo com a coordenadora de equipes de Fiscalização da prefeitura, Thais Helena Rosini Borges de Salles, foram abertos 66 espaços para exploração por comerciantes locais, mas como alguns não retiraram a licença, algumas barracas de outras localidades estarão presentes. “Abrimos apenas para os comerciantes locais, mas sobraram vagas e alguns de outras localidades virão”, explica. “Quem espera pela Festa de Maio para comprar meias pode ficar tranquilo que as duas barracas que comercializam esse produto estarão na festa”, disse.
Thais adiantou também que a festa irá ocupar o espaço compreendido entre a Praça Mogi Mirim e a Rua Victorio Coppos, onde está instalado o Unipark. “A Rua Victorio Coppos e o Largo da Igreja são de responsabilidade da Igreja de São Benedito, que é quem recebe pelo espaço”, frisa.
Por outro lado, as ruas Cônego Guerra Leal e Saldanha Marinho irão abrigar as barracas dos comerciantes locais que negociaram os espaços com a prefeitura. “Serão 66 espaços, dos quais cinco ainda estão vagos”, informou Thais. “Desses 66, 11 são de variedades e o restante explora a comercialização de produtos alimentícios”.
INTERDIÇÃO
Para que a festa seja realizada com segurança para os frequentadores, as ruas Victorio Coppos, Cônego Guerra Leal e Saldanha Marinho serão interditadas no período do evento. “A Victorio Coppos fica interditada o dia todo, pois está abrigando os brinquedos do Unipark”, explicou Luís Gustavo Pereira, diretor de Trânsito e Transporte. “A Saldanha Marinho terá a interdição parcial apenas no período noturno” disse.
Sendo assim, quem chega à Praça Mogi Mirim, vindo da Rui Barbosa, poderá dobrar a esquerda e utilizar a General Carneiro ou seguir em frente, como sempre ocorre durante a Festa de Maio. “Apenas não será permito dobrar a direita na Praça Mogi Mirim, que estará reservada para o evento”, informa Pereira. Também poderá ocorrer alguma alteração na circulação dos ônibus urbanos, mas a definição virá apenas amanhã, dia 2. “Estamos estudando com a Viação Mirage se será necessária uma alteração no trajeto nas proximidades do Hospital Municipal”, explica o diretor.
Fotos: Paulo Bellini/Tribuna de Itapira
Deixe seu comentário