A itapirense Lais Marcatti Tofanello, Tenente do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuou no desastre aéreo que tirou a vida de 62 pessoas após uma aeronave da Voepass cair em um condomínio residencial em Vinhedo na sexta-feira, 9. A Tenente esteve durante um período de tempo atuando na base dos Bombeiros aqui de Itapira, mas foi transferida para Campinas.

some text


O Corpo de Bombeiros atuou de forma constante após o acidente. No sábado, 10, houve a confirmação da 62ª vítima, remoção de todos os corpos do local e abertura das caixas-pretas do avião. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo (SP), onde vão passar por processos de identificação. Já o conteúdo das caixas-pretas passará por análise para apuração sobre as causas da queda da aeronave.

“O trabalho de hoje (dia 10) se resume à cooperação de várias instituições para resolver isso da melhor maneira possível, para darmos andamento nessa triste tragédia que aconteceu. O Corpo de Bombeiros, […] IML [Instituto Médico Legal], perícia, Polícia Militar, Polícia Civil, Técnico-Científica. Todos esses órgãos unidos em prol de trazer um conforto, trazer uma rapidez na solução desse caso”, afirmou a tenente Laís Marcatti à imprensa no local do acidente, como porta voz dos Bombeiros.

A Defesa Civil Estadual confirmou que todos os 62 corpos das vítimas foram retirados dos destroços da aeronave. A conclusão dos trabalhos ocorreu às 18h30 de sábado, 10.

Segundo a tenente Laís o trabalho de remoção foi minucioso. “Nós temos que fazer o acesso à fuselagem do avião. Nós temos equipamentos próprios para realizar esse corte. E tudo sempre com muita cautela por conta dos corpos. Então, acaba sendo mais demorado por conta disso. Mas temos as ferramentas específicas para fazer esse corte da fuselagem”, explicou.

Ela também destacou que o trabalho por parte da corporação se encerrou após a retirada dos motores e cauda para uma área mais acessível, onde a Voepass fará o recolhimento para envio à perícia. Laís foi quem também confirmou à imprensa que o corpo de um cachorro de pequeno porte foi encontrado aos pés de uma família venezuelana.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.