Os agentes que atuam no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil de Itapira estarão participando nesta terça-feira, dia 19, de uma palestra, com objetivo de treinamento, para ocorrências de tentativa de suicídio.

some text


O evento será realizado na base dos Bombeiros, localizada na Avenida Virgolino de Oliveira, e tem relação direta com o Setembro Amarelo, mês escolhido para ser aquele que reúna ações visando prevenção ao suicídio.

A palestra será ministrada pelo Sargento PM Fernando Costa, Comandante da base itapirense dos Bombeiros. “A palestra irá englobar vários fatores como questões psicológicas, postura, como e de que forma realizar a abordagem. São técnicas que irão ajudar os agentes a serem ainda mais efetivos nas ocorrências”, disse Costa.

O Sargento ainda destacou que o Corpo de Bombeiros de São Paulo é uma corporação pioneira no desenvolvimento de um curso de abordagem técnica à tentativa de suicídio, método que possui grande eficácia em situações que envolvem os chamados “tentantes”.

“Os trabalhos terão duração de cerca de uma hora e meia e serão treinadas técnicas e procedimentos”, concluiu o Sargento, que é especialista em salvamento terrestre, em altura e mergulho.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.