Agentes da Defesa Civil de Itapira e outros órgãos do município participaram de um curso da Operação Corta-Fogo, ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O trabalho prático, com orientações de ações no combate a incêndios, aconteceu em uma área de vegetação rasteira cedida pela Usina Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira, 16.

some text


As instruções foram transmitidas pelo cabo Leandro Augusto, do 2º Subgrupamento de Bombeiros, situado em Mogi Guaçu, e integrante do 7º Grupamento, localizado em Campinas. A atividade contou com 17 participantes, sendo 14 da Defesa Civil, um agente dos Bombeiros Voluntários de Itapira, um integrante da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e um representante da Patrulha Ambiental.

“O treinamento é proposto pelos Bombeiros do Estado de São Paulo, com foco na ação para combater os incêndios. É positivo, pois em algumas situações atuamos em conjunto, e quando isso acontecer o trabalho será de forma mais organizada”, avaliou o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos da Silva. O treinamento abrangeu combate real a incêndios, com focos controlados. As instruções contaram ainda com demonstração de equipamentos como abafadores, mochilas costais, dissipadores, entre outros.

Silva exemplificou a importância do treinamento com uma ação que demandou interação de três equipes, entre quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, que demorou quase 24 horas para o controle das chamas. A ocorrência foi na região do Córrego do Coxo, com o fogo se espalhando e chegando até as margens da rodovia SP-352, que liga Itapira a Amparo. A Defesa Civil utilizou dois caminhões autobomba, seis agentes, além do apoio de quatro caminhões da Usina Nossa Senhora Aparecida e dois da empresa Ypê, situada em Amparo.

Informações sobre equipamentos também foram apresentados

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.