O município recebe a última etapa do ano da campanha de coleta de sangue na próxima quinta-feira, 16. A ação dirigida pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será cumprida mais uma vez na sede do Lions Clube, no Jardim Bela Vista. A coordenação do trabalho tem destacado a necessidade da população continuar a contribuir com a causa.

some text


O atendimento começa às 9h00 e prossegue ao logo da manhã. A exemplo do que ocorreu nas demais etapas de 2021, as senhas serão entregues somente como forma de evitar a evasão. Segundo o bioquímico do Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Marella, o Fran, tradicionalmente dezembro é um mês em que o número de bolsas coletadas cai.

Em razão disso, o pedido é para que todos aptos a doar contribuam com a campanha. “Quase todo mundo já está em um ritmo de festas e confraternizações e as doações diminuem em dezembro. Mas também é um mês em que a demanda é grande e por isso precisamos ter estoques em níveis seguros, para não corrermos o risco de desabastecimento. Nosso pedido é para que quem puder vá realizar a doação”, salientou.

A etapa segue todas as medidas de segurança para brecar a propagação da Covid-19, com distanciamento entre os pontos de coleta, uso obrigatório de máscara de proteção e álcool em gel à disposição dos presentes. Quem se vacinou contra o coronavírus precisa respeitar o intervalo entre as doses para efetuar a doação. Aqueles que receberam a Coronavac devem obedecer um período de 48 horas. Já para quem tomou a AstraZeneca, o intervalo é de sete dias.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar alimentado. Lactantes nos 12 meses, pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses e realizaram procedimentos odontológicos com a necessidade de anestesia nas últimas quatro semanas estão proibidos de participar. Antes do procedimento, os candidatos são submetidos uma entrevista prévia.

Fran comentou ainda que 2021 continua como ano atípico também para os bancos de sangue. O grande número de pacientes com quadro grave da Covid, internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), exigiu mais dos estoques. “Felizmente o pior momento da pandemia passou e hoje temos uma exigência menor de bolsas de sangue dos pacientes com Covid, mas as transfusões continuam acontecendo e continuamos precisando de doadores”, afirmou. De cada doador são retirados 450 mililitros de sangue, quantidade suficiente para preencher uma bolsa. A sede do Lions fica à rua Tereza Lera Paoleti, 480.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.