O Legislativo itapirense aprovou por unanimidade durante sessão de quinta-feira, dia 9, em primeira e segunda votação, o Programa de Prevenção a Criminalidade Violenta, denominado Guardiã da Cidadania. O programa tem o objetivo de desenvolver políticas e atividades principalmente voltadas às ações de segurança pública, sendo realizado pela Secretaria de Defesa Social juntamente com a Guarda Civil Municipal.
Entre os destaques do programa está a atuação da Ronda Guardiã, junto aos grupos vulneráveis de mulheres e idosos, Ronda Escolar e trabalho preventivo junto à criança e adolescente com promoção de ações que visam o desenvolvimento da cidadania. O programa está sendo efetivado devido ao convênio celebrado entre o Município de Itapira e o Ministério da Justiça e Segurança e a Secretaria de Segurança Pública.
“Esse é um programa de prevenção primária voltado a grupos vulneráveis, crianças, adolescentes, mulheres e idosos, em consonância com o Programa Federal. Através dele haverá qualificação dos Guardas Civis e o recrutamento com parâmetros previamente estabelecidos para a formação do Grupo Especializado de atendimento, compreendido pela Ronda Guardiã Maria da Penha – atendimento prioritário das ocorrências envolvendo Mulheres e Idosos e a Ronda Escolar – atendimento prioritário de Crianças e Adolescentes”, descreve a carta do Executivo Municipal, autor do Projeto de Lei, enviada à Câmara.
O Programa irá garantir um atendimento durante 24h, em vista que serão quatro guarnições em atuação no município, sendo uma especializada de cada grupo (mulheres/idosos- criança/adolescente) que ficará, além dos atendimentos, responsável pelas palestras e demais ações preventivas.
“Ainda envolve eventos em parcerias com demais Secretarias Municipais e que com o auxílio de tecnologias de videomonitoramento e dispositivos de segurança, tanto para patrulhamento preventivo, quanto para garantir maior agilidade nos atendimentos dessas ocorrências dos grupos vulneráveis. Inaugura uma nova gestão em Segurança voltada às ações inovadoras e tendo a tecnologia e a inteligência a favor do cidadão de bem”.
A Guarda Civil Municipal de Itapira será a responsável pela operacionalização do Programa Guardiã da Cidadania, que atuará preventivamente contra a criminalidade violenta a partir dos eixos de prevenção determinados pelo programa que envolvem: Prevenção da violência decorrente do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas; Prevenção da Violência Doméstica, em especial contra a Mulher e Idosos; Prevenção de Acidentes no trânsito; Preservação do patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município; Cultura de Paz, regras de convivência social.
Os profissionais que estarão atuando no programa irão passar por uma especialização em vista do delicado trabalho que será realizado. No caso da Ronda Guardiã, o chamado dos vulneráveis poderá vir a qualquer momento e os agentes terão de estar preparados para situações de violência que poderão ser encontradas. O programa também tem uma ampla especificação dos trabalhos realizados junto às escolas, tudo previamente planejado junto ao corpo docente e com o objetivo de orientar os jovens, principalmente, sobre o risco do envolvimento com drogas e criminalidade.
Leave a Reply