O grupo Entrelaços, de acolhimento e troca de informações a respeito do tema “autismo”, fundado em 2020 aqui em Itapira, promove neste sábado, a partir das 9h00 com saída na Praça Bernardino de Campos, sua primeira caminhada de conscientização sobre o assunto. Conforme esclareceu a terapeuta Eliana Francisco Razzo Moreno, uma das fundadoras e presidente do Entrelaços, a iniciativa faz parte do Mês de Conscientização do Autismo (Abril).
Otimista, ela que é mãe de Vinícius de 15 anos (portador da síndrome) afirma que a caminhada foi programada inicialmente para atrair algo em torno de 100 pessoas, mas que até o fechamento desta edição, o total de inscrições já atingia mais de 200. A iniciativa previa ainda entrega de uma camiseta promocional em troca de um quilo de alimento não perecível.
Mas o surpreendente interesse das pessoas acabou fazendo com que os organizadores promovam a entrega de 150 camisetas por ordem de chegada durante a concentração para a caminhada na manhã deste sábado. As inscrições foram feitas no Instagram da entidade.
O roteiro prevê saída da praça Bernardino, descer a rua José Bonifácio, subir a rua Alfredo Pujol, seguir pela rua XV de Novembro até a Major Dadvi Pereira (rua da prefeitura) e a partir daí ganhar o Parque Juca Mulato. Os organizadores entram em entendimento com a direção do Interact Clube, que estarão promovendo no mesmo espaço, no mesmo dia, sua 2ª Festaract.
“Em linhas gerais, nosso encerramento será o início da festa deles. Teremos depois da chegada, diversas atrações para os participantes, como atividades lúdicas e recreativas”, adiantou a dirigente. O Tribuna quis saber dela se é possível saber quantos pacientes com autismo existem na cidade. Eliana informou que não existe um levantamento oficial neste sentido, mas estima que sejam mais de uma centena. “Somente nosso grupo é composto por 110 mães”, ilustrou.
Leave a Reply