Com realização do Conselho Municipal e Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e apoio das Secretarias de Promoção Social, da Cultura e dos Esportes, será realizada nesta quarta-feira, a 1ª Caminhada Pela Igualdade Racial, evento que conta com apoio também de diversas organizações vinculadas à cultura negra do município.
À frente do COMPIR está a professora e advogada Luciana Cristina Cândido Ribeiro Menezes, que demostra bastante otimismo em relação ao processo de mobilização que vem sendo executado, com envolvimento de todas entidades convidadas para participar do evento.
Segundo Luciana, vários grupos organizados, ligados a movimentos culturais representativos da raça negra, além da participação de representantes de religiões de matriz africana, confirmaram participação. A caminhada terá como ponto de concentração a partir das 15h o Parque Juca Mulato. Antes da saída, agendada para às 16h, os participantes farão – com a ajuda de monitores da Secretaria de Esportes – uma sessão de alongamento que terá participação especial do grupo de dança Flash House.
Logo em seguida, os participantes percorrerão as ruas centrais, tendo como destino final o pátio da antiga estação da FEPASA, em dia de realização da feira noturna. Lá, os participantes terão reservado um espaço especialmente preparado para receber aos diferentes movimentos com uma Roda de Samba.
Luciana Menezes conta que a ideia é de que sejam montadas diversas “oficinas” como exposição de artesanato, apresentações culturais a cargo de grupos de dança, capoeira e de congada; apresentação dos grupos religiosos, exposição de artesanato e dicas para fazer tranças, turbantes e bonecas abayomis. Confeccionadas com tecidos, a boneca abayomi é considerada símbolo de resistência, tradição e força das mulheres negras.
Leave a Reply