O rali eleitoral em Itapira começa na sexta-feira, dia 16, início oficial da campanha eleitoral deste ano para a eleição do primeiro turno agendada para ocorrer em 6 de outubro. Encerrada a fase das convenções partidárias, que homologam os nomes dos candidatos, a listagem foi encaminhada para o Cartório Eleitoral que irá conferir todos os nomes e verificar se estão aptos do ponto de vista das regras eleitorais, a participar do pleito.

some text


De acordo com a relação que o TRIBUNA DE ITAPIRA teve acesso, enviada por cada um dos partidos que participaram da disputa eleitoral neste ano, nada menos do que 178 candidatos, entre vereadores, prefeitos e vices, irão disputar os votos de 53.672 eleitores cadastrados em Itapira. O número de candidatos representa quase 30% a mais do que o total de candidatos que obtiveram registro em 2020.

Serão 8 candidatos a prefeito e vice (quatro chapas) e nada menos do que 170 candidatos a vereador. A coligação Renova Itapira (formada pelo PL, Republicanos, PSDB, PP, PDT e Solidariedade) é aquela que terá o maior número de candidatos na disputa por uma das 13 cadeiras da Câmara Municipal, com 82 candidatos. Em seguida vem a coligação Itapira no Rumo Certo (formada por PSD, MDB, Podemos e PRD), com 51.

A coligação Frente Popular (PT, PC do B, PV e PSOL) anuncia o lançamento de 23 candidatos à vereança, enquanto que o Partido da Mobilização Nacional (Mobiliza) terá 14 nomes.

Estarão disputando a prefeitura 4 candidatos: Toninho Bellini (PSD) que tenta a reeleição, trazendo novamente como colega de chapa o atual vice-prefeito, o advogado Mário da Fonseca; o empresário Djalma de Oliveira (PL) que tem como companheiro de chapa o médico Rafael Lopes do Republicanos; a advogada Sônia Rechia (PT), cuja chapa traz como candidato a vice-prefeito o motorista, Augusto Eriberto P. Silva (PSOL); e o administrador de empresas e ex-vice-prefeito Firmino Sanches (Mobiliza Brasil), que tem como companheiro de chapa o jornalista Luís Roberto Trevelin Pereira, o Beto da Tribuna (PSB).

Campanha

A partir de sexta-feira, dia 16, todos os candidatos poderão se apresentar aos eleitores, utilizando meios de divulgação permitidos pela Justiça Eleitoral, tais distribuir santinhos adesivos e outros tipos de materiais gráficos personalizados para campanhas eleitorais até às 22h00 na véspera da eleição (sábado, dia 5 de outubro), tomando ainda a precaução de incluir no material CNPJ da gráfica responsável pela produção, CNPJ ou CPF de quem contratou o serviço de impressão e a tiragem.  A legislação tolera ainda até a véspera da eleição o uso de mesas, distribuição de material gráfico para campanhas eleitorais, uso de bandeiras em vias públicas, desde que não prejudiquem a passagem de veículos e pedestres uso autorizado das 06h00 às 22h00.

Relação dos pré-candidatos a vereador em Itapira nas eleições de 2024, conforme disponibilizados pelos partidos ao Tribuna após as convenções

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.