A Casa da Gestante ‘Josefina Aparecida Tofanello de Mattos (Gilza)’, anexa ao Hospital Municipal, foi reativada após nunca ter sido colocada em operação desde quando foi inaugurada em 2014. A administração Toninho Bellini colocou o local em funcionamento na segunda-feira, dia 8.

some text


Como nunca entrou em funcionamento, as gestantes de alto risco que necessitavam de atendimento especializado precisavam ser encaminhadas para tratamento em outras cidades. Além da falta de atendimento especializado, a não utilização do espaço de forma adequada ocasionou problemas junto ao Governo Federal por causa do recurso financeiro específico que havia sido disponibilizado.

“No meu último ano do segundo mandato, em 2012, tínhamos um convênio com o Ministério da Saúde e estávamos para receber uma verba para instalação da Casa da Gestante. Nós apresentamos o local e a verba veio, mas não tivemos tempo hábil para iniciar o serviço. Em 2014 a Casa foi inaugurada, mas o espaço logo foi alterado para abrigar o laboratório de análises clínicas”, lembrou o prefeito Toninho Bellini. Ele explicou que essas mudanças no projeto que havia sido apresentado geraram uma notificação do Ministério Público Federal.

“Recebemos no início do ano essa notificação para que instalássemos a Casa da Gestante no local que havia sido indicado ou teríamos que devolver aos cofres federais aproximadamente R$ 1 milhão. Imediatamente realocamos o laboratório, fizemos as adaptações necessárias e montamos a Casa da Gestante que agora está de fato em funcionamento”, assegurou.

Com a reativação, o equipamento passa a funcionar seguindo as determinações da Portaria n° 1.020, de 29 de maio de 2013, do Ministério da Saúde. No local haverá atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco e também 11 leitos disponíveis para que elas possam permanecer no local até a data do parto, caso seja necessário. “Isso é muito importante, por exemplo, para uma gestante de alto risco que reside longe do hospital e que corre o risco num momento de emergência”, complementou o prefeito. A equipe do Pré-Parto do Hospital Municipal dará toda a assistência a essas pacientes.

Na Casa da Gestante também será ofertado atendimento ambulatorial para gestantes adolescentes e também de ginecologia para adolescentes. Os agendamentos e encaminhamentos serão feitos pela Rede Básica de Saúde através das Unidades Básicas de Saúde.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.