Em 20 dias os casos de dengue aumentaram em 100% no município. Em maio os números saltaram de 41 positivos, apontados no início do mês, para 82, segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na tarde de sexta-feira passada, 20. Os positivados já estão recuperados ou em tratamento em casa, sem necessidade de internação, segundo informou a responsável pelo setor, Josemary Apolinário.
“A gente tem que eliminar os criadouros agora. Percebemos que reduziu os positivados esta semana, e a infestação do mosquito Aedes Aegypti também diminui com o frio. Mas sabemos que vai começar a esquentar de novo. Se não tiver uma redução de criadouros, teremos problema no verão”, alertou.
O último boletim enviado pela equipe da vigilância informa que na semana passada foram 16 novos casos. Os pacientes possuem idade entre 7 e 62 anos. “Alguns se recuperam em casa e outros já retornaram às suas atividades rotineiras. A busca ativa de suspeitos e o bloqueio de criadouros já foram iniciados nos bairros afetados”, descreve o texto.
Ao todo em 2022 foram 180 notificações, e 20 ainda aguardam o resultado. Não há notificação de Chikungunya ou Zika vírus. Dos 82 positivos, a grande maioria, 74, é de casos que aconteceram dentro da cidade, denominados autóctones. Quatro são importados: Lagoa da Confusão-TO; Londrina-PR; Rio de Janeiro-RJ; e um do estado do Paraná (o boletim não informa a cidade). Outros quatro casos são incertos, ou seja, não é possível determinar se a infecção aconteceu em Itapira ou outra cidade, como Mogi Guaçu (2), Franca-SP (1) e Vargem Bonita-MG (1).
Dentro da cidade, o mapa da dengue aponta que houve casos positivos em 25 bairros. A maior parte, 14 positivos, no Della Rocha I. O condomínio João de Barro vem em seguida com 11. Boa Esperança possui 5, Penha do Rio do Peixe, Santa Cruz, Jardim Lindóia e Flávio Zacchi contam com quatro cada. “O pessoal que está fazendo a busca ativa no local dos casos positivos está achando larvas nesses locais. E por isso perpetua a infecção. Temos a preocupação, pois aumentou o número de casos em geral, não apenas em Itapira, mas também na região”, comentou Josemary.
TREINAMENTO
Na semana passada, quarta-feira, 18, médicos e enfermeiros da Rede Básica de Saúde do município participaram de um curso de capacitação sobre arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos), com foco na Dengue. Estiveram presentes 11 enfermeiros e 10 médicos. O treinamento foi ministrado pelo médico Marcelo Cesto que falou sobre o manejo de pacientes com sintomas das doenças, o protocolo de exames e prescrição de medicamentos e os diferentes tipos de arboviroses.
Conforme destacou Josemary a capacitação foi organizada devido a situação do município e da região em relação ao aumento dos casos de dengue. “Os sintomas da dengue podem confundir um pouco, com os de gripe e mesmo da Covid-19. Então foi feito esse treinamento para focar em um diagnóstico precoce da dengue”, explicou.
Casos de Dengue em Itapira – divisão por bairro
Della Rocha I – 14
João de Barro -11
Boa Esperança – 5
Flavio Zacchi – 4
Jardim Lindóia – 4
Penha do Rio do Peixe – 4
Santa Cruz – 4
Jardim Progresso – 3
Parque Felicidade – 3
São Vicente – 3
Braz Cavenaghi – 2
Centro – 2
Jardim Soares – 2
Juscelino Kubitschek – 2
Barão de Ataliba Nogueira – 1
Humberto Carlos Passarela – 1
Jardim Guarujá – 1
Jardim Ivete – 1
Jardim Macucos – 1
Jardim Paraíso – 1
Jardim Yara – 1
Parque São Lucas – 1
Recanto do Bié II – 1
Santo Antônio – 1
São Benedito – 1
Importados
Lagoa da Confusão-TO – 01
Londrina-PR – 01
Rio de Janeiro-RJ – 01
Paraná – 01
Incertos
Itapira / Franca-SP – 01
Itapira / Mogi Guaçu-SP – 02
Itapira / Vargem Bonita-MG – 01
Deixe seu comentário