A Prefeitura Municipal de Itapira, através da Secretaria de Recursos Materiais, está dando andamento a um procedimento licitatório que visa a contratação de empresa especializada de serviços médico-veterinários de esterilização de caninos e felinos que deverão ser realizados através do Castramóvel.

some text


Se concluída com sucesso, será a segunda vez que o centro cirúrgico móvel irá operar na cidade. Na primeira oportunidade foram realizadas 590 operações, todas gratuitas para a população, que atenderam diversas regiões de Itapira e tutores dos animais que se cadastraram e foram selecionados de acordo com critérios relacionados à baixa renda.

Poderão estar participando do pregão, de acordo com o edital da prefeitura, exclusivamente empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas (ME). As propostas vem sendo recolhidas desde o dia 22 de fevereiro e a abertura das mesmas está marcada para o próximo dia 9. A contratada terá prazo de 12 meses para realizar o serviço, que devem se iniciar em até 20 dias após a assinatura da ordem de serviços, que será emitida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). Os recursos voltados para a contratação são provenientes de convênio celebrado junto ao governo estadual.

TRABALHOS

Deverão ser efetivados durante o período contratado 274 procedimentos de castração, sendo 155 para cães e 119 em felinos de qualquer sexo e porte. A utilização do Centro Cirúrgico Móvel próprio, conhecido como Castramóvel, é obrigatória. O dispositivo é totalmente equipado para as cirurgias e com registro ativo no CRMV-SP, o qual deverá percorrer os diversos bairros da cidade.

O cadastramento do animal será realizado por meio da aplicação de microchips, os quais serão fornecidos pela empresa que será contratada, juntamente com os aplicadores, leitores e software, sendo realizados 274 procedimentos. Também deverá ser fornecido aos animais atendidos uma clínica veterinária de apoio para consulta e tratamento para aqueles que apresentarem complicações graves de saúde no pós-cirúrgico, o que já deve estar incluso no valor por unidade de castração.

De acordo com a prefeitura, o retorno dos serviços ao município se deve para “ampliar o programa de controle populacional de caninos e felinos já iniciado no município em 2022 através de esterilização cirúrgica de uma maior quantidade de animais. Dentre os objetivos almejados com a ampliação da quantidade de animais castrados estão a necessidade de: diminuir a quantidade de nascimentos de animais, diminuir os casos de abandono, possuir um maior controle dos casos de maus tratos, diminuir a quantidade de animais machucados e doentes pelas ruas, diminuir a quantidade de animais errantes e também a quantidade de animais transmissores de doenças zoonóticas”.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.