A quarta-feira (28), para alívio de todos, chegou chuvosa amenizando os efeitos da estiagem e diminuindo os riscos da ocorrência de mais queimadas, que castigaram a região nos últimos dias.
As precipitações se iniciaram já na madrugada, com algumas regiões recebendo um bom volume de chuva. No início da manhã predominou uma garoa fina, que amenizou a poeira e melhorou a qualidade doa ar da cidade que, além de seco, estava bem prejudicado pela quantidade de ocorrências de incêndios, registrados principalmente na segunda (26) e terça (27).
Apesar do dia chuvoso, de acordo com a previsão do tempo, o volume de chuva na região é de até 10mm, quantidade relativamente pequena pelo longo período de estiagem. As precipitações devem ocorrer apenas nessa quarta-feira, dia 28, até o final da tarde.
A chuva é consequência da frente fria que vem se aproximando de Itapira e que chegou ao sul do Brasil na segunda (26). Essa frente fria gerou muita especulação em relação a sua intensidade, chegando a ser noticiado que seriam as menores temperaturas do século em algumas regiões.
Uma coisa é certa: as temperaturas vão cair. A quarta-feira ainda vai apresentar temperaturas mais amenas, pelo menos até a noite. A quinta-feira, dia 29, já promete amanhecer gelada com uma queda brusca dos termômetros. Os dias mais frios serão sexta (30) e sábado (31). A partir do primeiro dia de agosto (domingo) a temperatura deve começar a subir novamente.
Ainda não se sabe se o recorde de baixa temperatura em Itapira virá mas, é imprescindível que a população se proteja do frio, principalmente os mais idosos e os bebês, além é claro de manter bons hábitos alimentares para fortalecer a imunidade.
Leave a Reply