O grupo do Cida (Ciclistas Itapirenses Devotos de Aparecida) completou sua 32ª romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Juntos desde 1989, os romeiros partiram para o município de Aparecida no feriado de Corpus Christi e percorreram 300km de estrada com muita fé e amizade. Nesse ano, o grupo foi surpreendido no Santuário pela recepção do Arcebispo Dom Orlando Brandes, que fez menção dos romeiros durante a missa e os colocou em um local especial próximo do altar.
A romaria para Aparecida é a principal peregrinação do ano para o grupo que já está junto há mais de três décadas. O caminho, além de ser marcado pelas belas paisagens, tem a superação, fé e amizade como os aspectos principais para conseguir completar o longo caminho. A partida foi realizada defronte ao Bailão Forró do Zé Maria, no dia 16, e de lá saíram 25 ciclistas e mais 12 integrantes do grupo que foram de apoio com carros e caminhões.
O primeiro dia de trajeto escolhido passou por Socorro, Bairro dos Moraes e Toledo, onde realizaram a tradicional visita na chácara do ‘Senhor Queijinho’, um antigo amigo que sempre recepciona o grupo. No segundo dia de percurso os ciclistas encararam as montanhas da região de Extrema, Joanópolis e São Francisco Xavier. O terceiro e último dia de percurso foi por Monteiro Lobato, Santo Antônio dos Pinhais, descida da Serra da Mantiqueira até chegar no Vale do Paraíba, Pindamonhangaba, Roseira e, finalmente, Aparecida. Os ciclistas chegaram ao seu destino por volta das 18h00 e aproveitaram para descansar após o longo caminho, para então participar da missa no dia seguinte.
No domingo, dia 19, o grupo se dirigiu ao Santuário logo pela manhã para participar da missa das 8h00 e foram surpreendidos pela recepção do Arcebispo Dom Orlando Brandes. Brandes reservou um local especial para o grupo itapirense, bem próximo do altar do Santuário, e fez menção dos romeiros durante a celebração da missa. “Faça, mas faça correto que tudo dará certo e o fim foi muito especial. Esse foi o nosso ano de ter um destaque. Nós não acreditamos no que aconteceu, pelo jeito que foi e a atenção que o Arcebispo deu para nós. Fomos abençoados”, contou o presidente do Cida, Luis Alberto Duzo, 64.
Os romeiros retornaram então para Itapira, dessa vez, de veículo a motor. Essa romaria foi marcada também pela homenagem prestada ao Nego Toledo, integrante do grupo falecido recentemente. “Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores que nos apoiaram e ao Padre Tadeu da Paróquia São Judas Tadeu”, concluiu Duzo. A programação do CIDA tem pela frente romaria à Santa Rita de Caldas em outubro e para Tambaú em novembro.
Deixe seu comentário